sexta-feira, março 01, 2013

Lisboa em revista

Confeitaria (fechada) Paraíso (perdido)

266 insolvências em Lisboa em Janeiro e Fevereiro 

 
Segundo dados do Centro de Estudo do IIC – Instituto Informador Comercial, entre 1 de Janeiro e 28 de Fevereiro registaram-se 1106 insolvências em território nacional, com Lisboa a ser o distrito mais afetado: Lisboa registou 266 insolvências no período, mais 40% que nos dois primeiros meses de 2012.
A restauração - à conta do aumento do IVA e da quebra do consumo -, imobiliário e as vendas a retalho são os sectores de atividade com números elevados de insolvências. Associado ao disparo das insolvências está a aceleração do desemprego no arranque de 2013. Só os processos de despedimento coletivo aumentaram 28 por cento em Janeiro, segundo números da Direcção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho.
Entretanto, anuncia-se que a época de saldos terá registado quebras nos estabelecimentos de Lisboa da ordem dos 20 a 30 por cento face a 2012. A estimativa foi dada à agência Lusa pela União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa.

Lisboa no Império Romano

Rua da Boavista já teve vista para o mar
Escavações arqueológicas na praça
D. Luís, em Lisboa, revelaram um fundeador romano, com mais de 2000 anos, um achado raro e extraordinário, que reflete a história da cidade.
O fundeador, como é designado no meio arqueológico, é um espaço à beira da costa, onde os navios ancoravam temporariamente para descargas, trânsito de passageiros e reparações. O fundeador localizava-se a 100 metros da atual rua da Boavista, então zona de praia, e constituía uma pequena baía onde os navios romanos fundeavam.
Este fundeador é datado pelos arqueólogos, entre o século I antes de Cristo e o século V. Lisboa era então uma placa giratória na economia do Império Romano de dimensão atlântica.

Pavilhão para 20 mil congressistas em Junho

Rotários trazem 20 mil congressistas a Lisboa

 
Lisboa, na qualidade de "mais antiga cidade da Europa Ocidental", foi este ano escolhida para acolher a convenção anual do Rotary International, que vai decorrer de 23 a 26 de junho.
Para a convenção do Rotary, que decorre no Pavilhão Atlântico sob o tema "Lisboa - Um Porto para a Paz", já estão inscritas mais de 20 mil pessoas de cerca de 150 países, prevendo-se que venha a gerar 80 milhões de euros na economia local.
 Texto e fotos Beco das Barrelas / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário