Quando a estação ferroviária de Santa Apolónia foi inaugurada, em 1 de Maio de 1865, reinava D. Luís, antepenúltimo Rei de Portugal. Custou, há 150 anos, 255.164$000 réis e foi a primeira estação portuguesa de comboios. Naquele ano tinha-se realizado a primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa - sensivelmente do local onde fica a estação - e o Carregado. Fontes Pereira de Melo sonhava expandir o comboio e com ele expandir o País.
Hoje partem diariamente 75 comboios de Santa Apolónia - interregionais, regionais e urbanos - e chegam outros tantos. De Santa Apolónia parte o Sud-Expresso, de ligação a Paris, e o Lusitânia, ligação a Madrid. Em 2013 passaram mensalmente pela estação de Santa Apolónia cerca de 240 mil passageiros - bastante menos doque em 2007, cerca de 370 mil.
O edifício da estação corre hoje ao longo da Avenida Infante D. Henrique, tem rés-do-chão, primeiro andar e cave - de onde se faz a ligação por Metro à cidade de Lisboa. As obras mais recentes melhoraram significativamente a estação e Santa Apolónia, com nova iluminação, cais de embarque mais longos e alargados, serviços de bares, salas de espera, sanitários, depósito de volumes, vendas.
O nome da estação ferroviário advém ao antigo convento que foi aproveitado para albergar a estação, Convento de Santa Apolónia, situado entre a Praia dos Algarve e o Caes dos Soldados.
Fotos actuais Beco das Barrelas
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