sábado, setembro 15, 2012

Acima, acima Gageiro!

Muitos visitantes da exposição Lisboa Amarga e Doce, de Eduardo Gageiro, talvez reconheçam aqueles lugares da cidade, aquelas figuras, aqueles momentos. É a História da cidade de Lisboa, na História de Portugal e do Mundo, que desfila perante o olhar dos visitantes nas paredes da Galeria da CML, e a História é feita pelas pessoas. E fotografar pessoas é chegar-lhes à alma e isso é com Eduardo Gageiro.
Que esperariam da vida os manifestantes do 1º de Maio de 1981 ou do 25 de Abril de 1984? Não esperavam talvez o que está a acontecer-lhes. O próprio Gageiro, em entrevista ao Jornal de Negócios, diz que no dia mais feliz da sua vida pensou: “Agora é que é.” Mas não foi. Mas desse dia ficaram as imagens de um pide em cuecas e de um jovem capitão vitorioso que não quis nada para si dos louros da vitória.
E que esperariam da vida os pais da criança nascida em 1985, na Maternidade Alfredo da Costa, um momento registado magistralmente por Gageiro, ou o avô José Cardoso Pires, babado com a neta ao colo? E de que sorriam Ary e Natália, em poses de 1975? E a história dos namorados do elevador de Santa Justa, em 2010, terá tido um final feliz?
Eduardo Gageiro é o maior fotojornalista português, ponto final. Repórter fotográfico desde 1957, tem mais de 300 prémios ganhos em todo o mundo, 16 álbuns publicados, é mestre fotógrafo honorário da Associação de Fotógrafos Portugueses. E é de Eduardo Gageiro a exposição de fotografias sobre a Lisboa Amarga e Doce, de 1975 a 2010, que está na Galeria de Exposições à direita de quem entra na Câmara Municipal de Lisboa.
Absolutamente imperdível. Até 9 de Outubro.
Fotos do catálogo da exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário