sábado, setembro 29, 2012

O Largo da estação

Dizia e escrevia Manuel da Fonseca que antes de ser apenas “um cruzamento de estradas”, o Largo “era o centro do mundo”. Era através do Largo “que o povo comunicava com o mundo". Pois Lisboa também tem há cinco anos o seu Largo da Estação. Fica no Rossio, mesmo ao lado da estação.
Após décadas de imobilismo e pasmaceira, o Largo Duque do Cadaval, na face lateral do edifício da estação do Rossio, para o lado da Calçada do Carmo, foi reabilitado e beneficiado, juntamente com o edifício da própria estação. O Largo da Estação do Rossio nasceu em 2007. E aos cinco é mais um espaço organizado de uma Lisboa que redescobriu o ar livre.
O Largo alberga dois cafés, um snack-bar, uma gelataria, uma cervejaria e uma tabacaria, que funcionam das 10 às 23. Nada de especial, mas enfim. E dispõe de um espaço para espetáculos, onde já se ouviu jazz e, no dia 1 de Outubro, se exibem danças de salão. O espetáculo decorre a cargo da Sociedade Filarmónica Capricho Moitense.
Como outros espaços da cidade - que nos últimos 15 anos recuperou o ar livre para cultura e de lazer - o Largo da Estação tem árvores meramente ornamentais. Sombras e frescura ficam por conta de toldos.

Texto e Fotos Blogue das Barrelas / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário