sexta-feira, setembro 14, 2012

Martim Moniz: Está-se bem!

Martim Moniz, figura lendária da conquista de Lisboa aos mouros (1147), ficou com o nome numa porta do Castelo e, mais tarde, numa Praça aos pés da colina mais alta de Lisboa.
Denominada no calão lisboeta por “O Entalado”, o Martim Moniz foi um simples troço da Rua da Palma, até que se autonomizou como Praça a meio do século passado. A Praça do Martim Moniz foi alvo de diversas malfeitorias que desfeitearam e desclassificaram o local. Mas eis que às portas do século XXI, o Martim Moniz se atravessou nos umbrais da história e disse que também queria participar. E aí está a Praça do Martim Moniz requalificada, balizada pela capelinha da Senhora da Saúde e pelo velho Centro Comercial da Mouraria - a mais intercultural grande superfície de Lisboa - e as novíssimas Residências Martim Moniz, do lado em que se situou o Teatro Adoque e “com vista para o fado”, como dizem os publicitários.
A Praça é um espaço de lazer que descobriu o seu lugar num vasto terreiro que ardia ao Sol. Água a correr e sombras, muita água e muitas sombras, mudaram o ambiente. O projeto, com o traço do arquiteto João Paulo Bessa, não esqueceu a História, simbolizada em torres e elmos dos tempos da conquista, e virou-se para vida. Música de fusão e quiosques de restauração intercultural, como é apanágio da zona, completam o quadro.
Está-se bem no Martim Moniz.

Texto de João Francisco. Fotos de Francisco João / direitos reservados.

O Festival Todos - música, fotografia, circo, teatro, dança, arte urbana, gastronomia - decorre até 23 de Setembro entre o Intendente / Mouraria / Martim Moniz e São Bento / Poço dos Negros.
Programa aqui. Música aqui.

1 comentário:

  1. João Paulo Bessa21/09/12, 13:34

    Agradeço a simpatia do seu comentário - pena é que a terra não seja "alimentada" convenientemente para que árvores e arbustos cresçam mais viçosos (por baixo de cada canteiro há apenas um parque de estacionamento...).
    A autoria do projecto é partilhada com a arq.ª Daniela Hermano.

    ResponderEliminar