terça-feira, setembro 25, 2012

O Pátio das comidas

Subindo a Ajuda, a meio da Rua do Guarda-Joias, à direita de quem sobe, depara-se o Pátio Alfacinha.
Quem entra, recua algumas décadas, até aos anos 40 do século passado, ao cenário de um filme português dos velhos tempos das comédias a preto e branco.
A qualquer momento podemos cruzar-nos com o Evaristo, com o Vasquinho da Anatomia, com a Menina da Rádio, com o Leão da Estrela, ou com o Pai Tirano. Também é natural que os olhares passem em revista a clientela das mesas, em busca da Maria Papoila e do Zé do Telhado, de Ribeirinho e da Tatão. Ta…tão. Ta…tão. Ta…tão. Talvez Milu passe por nós a suspirar pela sua Alegre Casinha ou Fernando Curado Ribeiro dirija um olhar de galanteio às senhoras do grupo. Talvez aconteça que Hermínia Silva ou a rapariga das laranjas cantem um fado.
 
Fundado por Vítor Seijo, o Pátio nasceu de um grupo que se reunia nos anos 60 em torno da amizade e da boa mesa. O negócio veio depois, procurando recriar o mais tradicional da velha Lisboa. E aí está: são cinco em um, cinco restaurantes no espaço dos muros, pátios, vielas, escadinhas, recantos do Pátio Alfacinha. Para festas de casamento, almoços e jantares de grupos, em duas palavras, para almoçaradas e jantaradas, não há melhor que o Pátio da Rua do Guarda-Joias. Até tem estacionamento do outro lado da rua.
Sábado passado, ao almoço na Horta, no primeiro dia do Outono, ainda pairava no ar “um vago um suave cheiro a sardinhas”, como canta o Fausto. Éramos nós, “querida Europa”.

Texto de João Francisco. Fotos de Francisco João / Direitos reservados

 

Sem comentários:

Enviar um comentário