terça-feira, janeiro 29, 2013

Um Vice-Rei pairando na brisa da tarde *


Foi quase tudo o que, na dobra do século XV para o XVI, um homem podia ser: capitão-mor da Costa da Arábia, conquistador de Goa e de Malaca, diplomata em Sumatra e Sião, nas Molucas e na China, prisioneiro em Cananor e náufrago da "Flor de la Mar", salvando-se "apenas com a roupa que trazia", administrador em Goa, conquistador de Ormuz, governador e depois Vice-Rei da Índia: Afonso de Albuquerque, O Grande, César do Oriente, Leão dos Mares, o Terribil, o Marte Português, Senhor do Mar Vermelho, ali está, na Praça de Belém à qual dá o nome, de frente para o Tejo e de costas para o Palácio. 

Esta luz é do fogo e das luzentes
Armas com que Albuquerque irá amansando
                                   De Ormuz os Párseos, por seu mal valentes,
Que refusam o jugo honroso e brando.”
Camões, Os Lusíadas, Canto X, estrofe 40

“De pé, sobre os países conquistados
Desce os olhos cansados
                                                  De ver o mundo e a injustiça e a sorte.
                                                          (…) Sob o seu passo fundo.
Três impérios do chão lhe a Sorte apanha.
Criou-os como quem desdenha.”
Fernando Pessoa, Mensagem, A outra asa do grypho 
 

Uma destas tardes de inverno, o Vice-Rei pairava pela brisa enevoada da tarde e sobre a copa dos lódãos e pinheiros-mansos, olhando o Tejo, observando o que a História fez do areal e do Real Cais de onde partiam e onde chegavam as caravelas, e pensando na vida.
Grande Homem. Por sinal, em 1515, Dom Manuel enviou Lopo Soares de Albergaria para o substituir na governação da Índia. O Rei arrependeu-se mais tarde de ter desconfiado da lealdade do Vice-Rei e escreveu ao substituto pedindo-lhe que devolvesse o cargo. Mas quando a carta chegou a Goa, Afonso de Albuquerque já havia falecido.
Morreu amargurado e vive agora em bronze.


 * Um Deus passeando pela brisa da tarde, título do escritor Mário de Carvalho, incluído no Index da Opus Dei de 79 livros de autores portugueses.


Texto e fotos de Beco das Barrelas / Direitos reservados.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário