terça-feira, novembro 04, 2014

Novo centro da noite de Lisboa... até ver

O Duque
O Duque da Terceira, marechal que comandou as tropas que desembarcaram em Lisboa para libertar a capital do domínio miguelista, em 24 de Julho de 1877, já viu muita coisa do alto do pedestal na praça com o seu nome, antes chamada Praça dos Remolares. Até viu a praça, nunca oficialmente, mudar de nome passando a designar-se informalmente por Cais do Sodré.
Viu a praça ser alvo de outras invasões – as dos camones das esquadras americanas, desembarcados para a conquista dos bares de prostitutas das redondezas. Bares famosos que a história oral e alguma literatura consagraram, com nomes de capitais nórdicas e, acima de todos os nomes, o Texas Bar, na Rua Nova do Carvalho, artéria que está de novo no eixo da vida noturna lisboeta.
Rua Nova do Carvalho, um rio de gente
Muitos anos mais tarde, o Duque viu a praça a morrer, depois renascer timidamente e, nos últimos anos, perfilar-se como o novo centro das noitadas lisboetas mas também de um novo comércio, restauração e lazer lisboetas. O Cais do Sodré está na moda. Nas primeiras noites de Novembro, um comerciante local calculava que circulassem pelas ruas e estabelecimentos do Cais do Sodré, noite dentro, 70 a 80 mil pessoas. Um mar de gente à beira do estuário do Tejo.

Dicas para o visitante do Cais do Sodré
Comércio
Mercado da Ribeira (insubstituível; tem de tudo, fresco e do melhor e também restauração).


Restauração
Travessa do Alecrim
 Maison Andaluz (a velha e melhor casa de comida andaluza que deambulou por diversos locais, agora na Travessa do Alecrim); Restaurante Ibo (a comida moçambicana não tem grande história mas o caril de caranguejo do Ibo, sobre o rio, é do melhor que há); Cervejaria Portugália, Cintura do Porto de Lisboa (a melhor e mais bonita Portugália); Taberna Tosca, São Paulo (comida tradicional portuguesa à maneira das velhas tabernas lisboetas).

Noites

So What no Irish Pub: Blues e rock de grande qualidade:
Kátia Reis (voz), Nuno Gonçalo (guitarra),
Nuno Carvalho (guitarra baixo) e Paleka (bateria)
 B.leza, Cais da Ribeira (finalmente a discoteca africana tem um poiso estável e sobre o rio); Tokyo e Jamaica, Rua Nova do Carvalho (discotecas da vaga dos anos 80, regeneradas); Bar da Velha Senhora, Rua Nova do Carvalho (tradição e novidade); Pensão Amor, Rua do Alecrim (a antiga pensão de quartos à hora tinha muito menos gente à porta); Povo, Rua Nova do Carvalho (o antigo bar Arizona é agora uma “tasca artística”, onde se ouve fado e outras músicas); Music Box, Rua Nova do Carvalho (música ao vivo e DJ’s); Henessy’s Irish Pub, Cais do Sodré 32/38 (emblemático bar irlandês, com muita bebida, muita música e muito bom som); O`Gilins Irish Pub, Rua dos Remolares 8 (o outro bar irlandês); British Bar, Rua Bernardino da Costa, 52 (que por sinal é um antiquíssimo bar português). 

Texto Beco das Barrelas, fotos Joana Francisca / D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário