sábado, novembro 15, 2014

Lisboa nos livros – Afirma Pereira, de Antonio Tabucchi

«Era o dia 25 de Julho de 1938, e Lisboa cintilava no azul de uma brisa atlântica, afirma Pereira».
Afirma Pereira, Antonio Tabucchi

Pereira, testemunha no romance de Tabucchi, movimenta-se entre a sua residência, um segundo andar na Rua da Saudade, junto à Sé, a redação da página cultural do Lisboa, na rua Rodrigo da Fonseca, eventualmente o British Bar, no Cais do Sodré, onde se cruza com Aquilino Ribeiro e Bernardo Marques, também passa por uma festa popular, na Praça da Alegria, mas o local obrigatório de arribação da personagem é a Pastelaria Orquídea, na Av. Alexandre Herculano.
E na Orquídea o prato de todos os dias de Pereira é uma omelete com salsa, isto quando não leva para a redação o pão com tortilha, tal o entendimento da personagem quanto aos conselhos dietéticos do cardiologista.
Afirma Pereira é um romance de Lisboa e de um autor que amava Lisboa, «uma cidade que cintilava sob a sua janela, e um azul, um azul incrível, afirma Pereira, de uma limpidez que quase feria os olhos».
O autor, António Tabucchi (1943 – 2012), nasceu em Vecchiano, província de Pisa, Itália, e está sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Texto e fotos Beco das Barrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário