quinta-feira, novembro 13, 2014

Bicicletas ganham a volta do Orçamento Participativo

O projeto Lisboa em Bicicleta, que pretende criar uma rede ciclável ligando todas as faculdades da Universidade de Lisboa, foi o mais votado dos 211 a concurso no âmbito do Orçamento Participativo 2014/2015, promovido pela Câmara Municipal. Um outro projecto vencedor tem por objectivo a Mobilidade Ciclável, nas freguesias de Arroios, Areeiro e Alvalade.
Nesta sétima edição do Participativo foram apresentadas 669 propostas, das quais 211 foram transformadas em projetos, submetidos a votação. Votaram 36.032 munícipes na escolha dos 13 projetos vencedores, os quais abrangem 13 freguesias da cidade, e preenchem áreas tão diversas como espaço público, espaço verde, economia, cultura, mercados, tecnologias de informação, mobilidade e educação.

Lisboa em Bicicleta, o projeto mais votado, alcançou 4.588 voto. Com um orçamento de 500 mil euros, pretende «a construção de uma rede de via ciclável, que passe por todas as faculdades e todas as escolas da Universidade de Lisboa». Esta rede ciclável terá início na Cidade Universitária, passando pela zona da Baixa-Chiado, Campus da Ajuda e Monsanto.
Além do projeto Lisboa em Bicicleta, na categoria até 500 mil euros foi também seleccionado o projeto Trilhos de Monsanto, na freguesia da Ajuda.



Com orçamento até 150 mil euros foram vencedores 11 projetos: Requalificação Azinhaga das Carmelitas (Carnide), Intervenção de Arte Urbana na Rua Adriano Correia de Oliveira (Avenidas Novas), Alternância de Materiais na Calçada (Campolide), Pela Arte de S. Cristóvão (Santa Maria Maior), Formação Programação Lisboa -- Desemprego Zero, Implementação de Pomar na Quinta dos Lilazes (Lumiar), Aplicação Mobile -- A nossa Lisboa, Requalificação do Espaço Exterior da Escola Básica Alta de Lisboa (Santa Clara), Mobilidade Suave no Centro da Cidade, Requalificação do Mercado de Alvalade.
Desde 2008 foram apresentadas, em todas as edições do Orçamento Participativo, 4.727 propostas e foram votados 1.458 projetos.
Texto e fotos Beco das Barrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário