quinta-feira, novembro 20, 2014

Amália passa por nós no Chiado

Fados e canções de Amália gravados mas nunca editados, interpretados em português, espanhol, francês e inglês, estão a ser reunidos em dois discos. ‘Amália no Chiado’,  editado pela Valentim de Carvalho, é fruto da pesquisa de Frederico Santiago, cantor lírico de São Carlos, colaborador da editora e um apaixonado por fado e por Amália Rodrigues.
"As gravações foram feitas entre 1951 e 1954, na Valentim de Carvalho no Chiado. São trabalhos gravados pelo Hugo Ribeiro, que Amália dizia ser quem melhor captava a sua voz", afirma Frederico Santiago.
Em 1952, Amália viajou para Londres para gravar um disco nos estúdios de Abbey Road. "Sempre se pensou que esses temas teriam sido as primeiras gravações" para a Valentim de Carvalho. Contudo, "sabe-se agora que  Amália gravou muita coisa em 1951, antes da viagem. E a maior parte desses trabalhos nunca foi editada", esclarece Frederico Santiago.
«Amália no Chiado» tem 46 temas, entre os quais sobressai o inédito «Fado Lamentos», com letra e música de Amália.

Desenho de António, no Aeroporto de Lisboa
Referindo-se ao «Fado Lamentos», Frederico Santiago afirmou que foi possível atribuir a autoria graças ao investigador Vítor Pavão dos Santos, «que se lembrava de Amália o referir em conversas» e, por outro lado, este fado «era um dos complementos cinematográficos realizados por Augusto Fraga em 1947, cuja imagem se perdeu, mas o som existe no arquivo do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, e foi encontrado um prospeto anunciando o filme que se exibia, e como complemento este fado, atribuindo a autoria a Amália Rodrigues». 

Outra raridade é a única gravação de «A minha canção é Saudade», numa melodia de Franklin Godinho. Amália gravou estes mesmos versos, posteriormente, com uma melodia de Frederico de Brito. 

Santiago tinha já sido responsável pela reedição, em 2010, do álbum «Com que Voz», no qual incluiu uma entrevista da fadista, e versões de alguns dos temas, antes da escolha final para o álbum que ganhou vários prémios europeus. 

Santiago destacou nesta edição, a primeira gravação do «Fado Primavera», de David Mourão-Ferreira, no Fado Pedro Rodrigues, que Amália voltou a gravar em 1965, que faz parte do álbum «Segredo», e em 1966, que incluiu no álbum «Fados 67». Está também publicada uma versão ao vivo no Café Luso, em Lisboa, em 1955.

«Nestes CD há muito repertório de Linhares Barbosa, um poeta do fado, com uma escolha cuidada de Amália, que se nota ao ter também integrado nestas mesmas sessões de gravação poemas de Sidónio Muralha, ‘Amantes Separados’, Pedro Homem de Mello, ‘Fria Claridade’ e David Mourão-Ferreira». 

A fadista é acompanhada pelos guitarristas Raul Nery, Jaime Santos e o violista Santos Moreira. 

O coordenador da edição afirmou que «todas as gravações foram recuperadas a partir das bobinas originais e, no seu restauro, não foram usados processos extremos que afetassem a transparência musical, mesmo ouvindo-se algumas imperfeições inerentes aos mais de 60 anos passados desde a data de gravação, provenientes da bobine. Daí ter-se optado por manter um volume geral que não obrigasse a nenhuma compressão e não potenciasse as distorções existentes nas bobinas originais». A remasterização, sob supervisão de Santiago, é de Paulo Jorge Ferreira.



No Castelo ponho o cotovelo…

A convite da Rádio Comercial, 35 cantores cantaram para Carlos do Carmo no momento em que o fadista recebia em Hollywood o Grammy Lifetime Achievement Award. O fado escolhido para a homenagem dos cantores a um cantor foi Lisboa Menina e Moça, música de Paulo de Carvalho, poema de José Carlos Ary dos Santos com Joaquim Pessoa, Fernando Tordo e Paulo de Carvalho, do reportório do homenageado.

No tributo da Comercial a Carlos do Carmo podem ouvir-se, entre outras, as vozes de Cuca Roseta, Boss AC, Paulo de Carvalho, Rita Redshoes, Miguel Ângelo, Tiago Bettencourt, Ana Bacalhau, Camané, Carminho, Rui Reininho, Jorge Palma, Mafalda Arnauth, Paulo Gonzo, Luís Represas, Raquel Tavares, Mariza e Gil do Carmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário