terça-feira, novembro 25, 2014

Lisboa nos Livros IV - Léah e outras Histórias, de José Rodrigues Miguéis

Ponho-me a olhar a Avenida cá de cima, da minha água-furtada e meu refúgio, e digo-lhe seu Apolinário: tudo isto levou uma grande volta... Olho cá de cima esta Avenida, que foi pacata e alheia ao mundo, e quase nem a reconheço…
Saudades para Dona Genciana, in Léah e Outras Histórias, José Rodrigues Miguéis

Em busca da Avenida de Miguéis, houve quem desviasse o local da acção para a Avenida da Liberdade. Mas «novinha em folha, como o regime», a começar «lá em baixo, num boqueirão sinistro», grande artéria por onde corria a Vida, e também a Morte, a caminho do Alto de S. João, a Avenida de Dona Genciana só podia ser a Almirante Reis.

«Que sossego o desses dias agitados». Aquilo «não era a Avenida, era a Rua do Lá-Vai-Um. Todos se conheciam. Conhecia-se a história das famílias, das pequenas do bairro, os seus hábitos e gostos. O mundo era longe», para lá do redondel da praça. Para além da Praça era a poesia. «A brisa trazia lá de cima um cheiro fresco de húmus, de águas e verduras. As meninas pensativas, cheias de Júlio Dinis, escutavam o fado gemendo nas ruas, ou então dedilhavam Chopin ao piano».

Mas o progresso, a civilização também bateram à janela de Dona Genciana. Vieram os eléctricos. O comércio animou-se. Os cinemas invadiram a Avenida com os seus filmes de paixão. E «veio a guerra e a Avenida entristeceu. As luzes do gás foram substituídas pelas chamas turvas do petróleo. Ficava-se à noite em casa, a espetar bandeirinhas de papel em mapas, sonhando com a Vitória».
Até que um dia a Avenida pareceu atingir «os limites naturais do crescimento. Chegada à Praça, ali ficou por muitos anos, enroscada».
Para não se perder de si próprio, nem perder pé na vida, o narrador do conto de José Rodrigues Miguéis voltou a erguer um canto da cortina e ficou a olhar o que, para ele, e para os da velha guarda lá do sítio, foi e há-de ser sempre a casa da Dona Genciana: era aquele rés-do-chão alto, com duas janelas de peitoril, que se via dali, da água-furtada do narrador.

Talvez o terceiro andar da Almirante Reis onde viveu o próprio Miguéis, sobre um cenário de telhados de Lisboa pintados por Carlos Botelho.
Texto e fotos Beco das Barrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário