sábado, novembro 08, 2014

Na Adega da Bairrada até há leitão

Não tem letreiro à porta mas é aqui:
Rua Reinaldo Ferreira 14-A
A Adega da Bairrada não tem o nome escrito sobre a porta da rua. Ali é apenas o nº 14-A da Rua Reinaldo Ferreira, ao Pote de Água. Mas quem lá vai, à casa dos irmãos Rocha, sabe bem onde vai e ao que vai: vai comer bem. A casa enche com naturalidade à medida que avança a hora da refeição. 
A pequena porta da entrada não deixa antever o que está à disposição do cliente na Adega da Bairrada: duas salas desafogadas, com ampla cozinha pelo meio, um serviço clássico, despachado, eficiente, atencioso e uma lista de excelente cozinha portuguesa.
A Adega chama-se da Bairrada mas o leitão é apenas um dos pratos da variada lista de assados, nas brasas ou no forno, cozidos e cozinha de tacho. 
Quem se senta à mesa tem logo à disposição pataniscas de bacalhau redondas e pequenas, estaladiças e secas do óleo da fritura, deliciosas, e queijo fresco ou queijo de Niza, fatiado. Depois é escolher, peixe ou carne, e a oferta de escolha é variada. Os clientes que enchem a casa – mesmo sem anúncio à porta – sabem que aquilo que escolherem é de qualidade garantida, com preços amigáveis.

Os bacalhaus, cozidos com grão, assados nas brasas, fritos ou cozinhados no forno, os carapaus assados ou fritinhos de escabeche, os chocos, o polvo, frito ou assado à lagareiro, o entrecosto, as burras, o pernil, o pato assado no forno ou cozinhado com arroz, os arrozes de peixe ou de cabidela, ou simplesmente a acompanhar filetes ou pataniscas, as iscas, com molho espesso e saborosa batata cozida, a feijoada, o cozido à portuguesa, os enchidos servidos com grelos e até o leitão assado dominam a lista de boa comida portuguesa, feita à base de produtos seleccionados com esmero e cozinhados com competência. Os pastéis de nata são caseiros. O cozido à portuguesa é prato do dia às quartas e sábados. A Adega fecha aos domingos. 

Os preços são absolutamente em conta, mais ainda tendo em conta a qualidade e quantidade das travessas postas à mesa. Lista de vinhos com boas ofertas. 
A Rua Reinaldo Ferreira fica em Alvalade, com acesso pela Avenida do Brasil ou pela Rio de Janeiro. Reinaldo Ferreira há dois: o pai, o Repórter X (Lisboa, 1897 - 1935), e o filho (Barcelona, 1922 – Lourenço Marques, 1959), grande poeta da língua portuguesa. A Rua tem o nome do pai, o Repórter X, o jornalista. 
Texto e fotos Beco das Barrelas / D.R. 

1 comentário:

  1. Por causa do patrono da rua:

    Receita para fazer um herói

    Tome-se um homem,
    Feito de nada, como nós,
    E em tamanho natural.
    Embeba-se-lhe a carne,
    Lentamente,
    Duma certeza aguda, irracional,
    Intensa como o ódio ou como a fome.
    Depois, perto do fim,
    Agite-se um pendão
    E toque-se um clarim.

    Serve-se morto.

    Abraço

    Paiva de Andrade

    ResponderEliminar