terça-feira, julho 10, 2012

Ai Mouraria

Chamam-lhe "o berço do fado" e talvez nenhum outro bairro popular de Lisboa esteja tão marcado pelo signo e a sina fadista, nos nomes das ruas, no coração das pessoas, na alma do lugar, como a Mouraria. Entra-se no bairro pela Rua da Mouraria - a "Mouraria Cantante",  "a mais boémia, a mais fadista", diz a letra de Raul Ferrão para a música de Frederico de Brito - e chega-se à Rua do Capelão. E aí começa a polémica fadista - e não é pela alusão à "virtude" da Rosa Maria mas pela autoria de "Há festa na Mouraria" e/ou "Senhora da Saúde". Para se esclarecer sobre a polémica leia aqui.
 
Na Rua do Capelão está a casa onde nasceu Fernando Maurício e, mesmo em frente, a casa desmantelada "onde a Severa cantou o fado e viveu" - reza a letra de Maria Teresa de Noronha para as notas do Fado Pechincha. O Largo da Severa é logo a seguir. E subindo do Largo depara-se com a casa onde nasceu Argentina Santos. E por aí fora, um nunca acabar de referências fadistas. A Mouraria - hoje o bairro mais multicultural de Lisboa - não terá muito turismo organizado em redor do fado, como Alfama, o Bairro Alto ou a Madragoa. Mas o fado está ali, na alegria como na dor das pessoas, e na história das ruas, becos, escadinhas e calçadas que embalaram a canção urbana da cidade de Lisboa.

Texto de João Francisco. Fotos de Francisco João (direitos reservados)

6 comentários:

  1. Acho um piadão à ideia. Vou ser um leitor deste Blog. Nota para o facto de fazer hoje 9 anos que morreu o " Grande " Fernando Maurício. Sugeria, neste artigo sobre a Mouraria, um link para um video do Fernando Maurício a cantar um fadinho! ;)Um ABraço do " Joãozinho "

    ResponderEliminar
  2. antónio macedo10/07/12, 17:50

    Anónimo: caso se dirija ao post "Alfama, o Fado e os Poetas" (à direita, suba o cursor e clique sobre o título) encontra um link para "A Igreja de Santo Estêvão" na incomparável interpretação desse Grande Cantor do Povo - e do Mundo!

    ResponderEliminar
  3. Apesar de viver fora da cidade há 13 anos, sou um apaixonado por Lisboa. É uma cidade que alegra todos os meus sentidos como nenhuma outra. Após ler este primeiro post, claro que vou ser um leitor assiduo. Beijos aos autores.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns. Bela ideia. Beijos aos dois. Vou seguir-vos.
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Apesar de não ser de Lisboa adorei o vosso blog...Estão de parabens..

    ResponderEliminar
  6. Já fui visitar o blog e partilhei no feicebuk.
    Maravilha e ideia fabulosa... Sorte a do Francisco... ou do João... ou vice-versa. Abraço
    J. Barros

    ResponderEliminar