segunda-feira, julho 23, 2012

Comes e bebes

A Taberna da Rua das Flores é um dos novos estabelecimentos de Lisboa que recupera a tradição quase perdida dos comes e dos bebes à mesa da conversa. Pois aqui está uma taberna, reconstruída no seu espírito e em alguns dos seus petiscos. Na Taberna das Ruas das Flores, há petiscos do meio-dia à meia-noite. E há petiscos no prato para o almoço - meia desfeita de bacalhau (muito bem condimentada), iscas (suculentas e deliciosas), e outras especialidades que recuperam velhos pratos tradicionais de extração popular. Para beber, o vinho é da região de Lisboa, serve-se a copo e é bom. Pratos de esmalte, copos de vidro grosso, música da telefonia.
Entre as receitas de maior sucesso na ardósia da Taberna da Rua das Flores - para o petisco, como para o almoço - contam-se as Sanduiches Proletárias, de sangacho (de atum) com cebola, de torresmos, de cachaço de porco, etc. O melhor é experimentar. Rua das Flores, 103, já perto do Camões.

3 comentários:

  1. já lá fui... bebi umas Sovinas, que são belas jolas do Puarto

    ResponderEliminar
  2. Há um oceano entre mim e Lisboa mas, ainda assim, gosto dela. Gosto muito. Gosto dos seus becos e vielas, das escadinhas, das roupas penduradas nas janelas, das pedrinhas de seu chão. Gosto muito mais desta Lisboa do que daquela dos grandes centros comerciais e dos altos prédios a quererem tocar o céu. Gosto da sua culinária e, por favor, não me fale em iscas. E se me falar do choco certamente matar-me-á de saudades.
    Há um caso de amor antigo entre mim e Lisboa e foi paixão à primeira vista, acredite.
    Posso voltar?

    ResponderEliminar
  3. pela descrição, sinto um odor de artificialismo a exalar dessa taberna reconstruida como um cenário de filme ou novela. alem de que têm o eterno grão com bacalhau que é o unico petisco que se sabe fazer e servir alem da (rijissima)orelha de vinagreta. O texto não nos fala dos preços. agradeço as notas sobre o estabelecimento que no meu caso são uteis para passar ao lado sem entrar.

    ResponderEliminar