sexta-feira, novembro 02, 2012

A Maternidade fechará pelo Natal?


A Maternidade Alfredo da Costa nasceu em Dezembro de 1932 mas talvez morra antes de completar os 80 anos. O Governo considera que há um “excesso de oferta” nesta área e decidiu fechar uma unidade de qualidade e excelência da rede de cuidados de saúde pública materno-infantil.
A Maternidade tem o nome do Dr. Alfredo da Costa, nascido a meio do século XIX na Índia e falecido no ano da implantação da República, em Lisboa. Professor de Obstetrícia na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, foi diretor, da Enfermaria-Maternidade no Hospital de São José e é considerado o percursor da moderna assistência materno-infantil. Alfredo da Costa não chegou a ver realizado o seu sonho, a construção de uma maternidade de raiz, o que por razões administrativas e financeiras só veio a acontecer 22 anos após a sua morte.
No primeiro mês de atividade, em Dezembro de 1932, a Maternidade Alfredo da Costa efetuou 96 partos. O estabelecimento foi dimensionado para fazer seis mil partos por ano mas chegou a duplicar este número. Em cada família de Lisboa há possivelmente alguém nascido na Maternidade Alfredo da Costa, o estabelecimento para onde foram com frequência transferidas parturientes - até de clínicas privadas - se o parto ameaçava correr mal.
Agora a Maternidade Alfredo da Costa vai fechar para que, como aconteceu com muitas outras maternidades que fecharam em Portugal, mais crianças nasçam a bordo de ambulâncias a caminho de Loures, Cascais ou Vila Franca de Xira. E como o Governo quer por força fechar a Alfredo da Costa antes do fim do ano poderia, simbolicamente, encerrar a Maternidade no Dia de Natal.

Quando eu nasci, //não houve nada de novo // senão eu. // As nuvens não se espantaram, // não enlouqueceu ninguém... // Para que o dia fosse enorme, // bastava // toda a ternura que olhava // nos olhos de minha mãe.”
Sebastião da Gama, Pequeno poema
  Texto e fotos Becos das Barrelas / Direitos reservados.

2 comentários:

  1. Joana Esteves20/11/12, 11:45

    Olá João Francisco, obrigada pelo seu testemunho! cabe-nos a nós todos, portugueses, lutar para que o nosso património não feche. A MAC é um exemplo de sucesso mundial e o seu encerramento é um crime.
    Pelos seus 80 anos, todos os trabalhadores de juntaram e organizaram uma grande festa nos Jerónimos com o cardeal patriarca, presidente da cmlisboa e muitos mais actores, políticos e individualidades que se juntaram à causa. Pf venha à festa e ajude-nos a divulgar.
    $ªf diua 5 de Dezembro às 20h nos Jerónimos - Festa dos 80 anos da MAC.
    oBRIGADA!

    ResponderEliminar