quarta-feira, novembro 07, 2012

Para cima todos os ascensores ajudam

Santa Justa
não é para desoras o elevador de santa justa,
arrefece-lhe o esqueleto de metal.
mas tens o dia todo à luz do dia. não faz mal.
Vasco Graça Moura

Já houve tempos em que se ia de ascensor do Camões à Estrela. O projeto foi inaugurado em 15 de Agosto de 1890 e a ideia era chegar, para além da Estrela, à Rua do Bencasados, hoje Rua Silva Carvalho. Mas o ascensor fez a última viagem em 1913 sem passar além da Estrela.
Lavra
Hoje, no sistema de transportes públicos, há três ascensores e um elevador. Distinguem-se porque os primeiros funcionam em plano inclinado e os segundos viajam na vertical.
O mais antigo é o ascensor do Lavra, inaugurado a 19 de Abril de 1884, ligando o Largo da Anunciada ao Torel. Seguiu-se o ascensor da Glória, inaugurado em 24 de Outubro de 1885, ligando os Restauradores a São Pedro de Alcântara. Veio depois o ascensor da Bica, em 1892, subindo de S. Paulo ao Bairro Alto. O elevador de Santa Justa, o mais novo da família, foi inaugurado em 10 de Julho de 1902, subindo 32 metros na vertical da Baixa até ao Largo do Carmo.  
Nem sempre foram seguras as viagens, como são hoje. Em 1916, quando se assentava um dos carros sobre os carris da Bica, a carruagem veio por ali abaixo, espatifando-se a ela e à estação da Rua de S. Paulo. Só voltou a funcionar sete anos mais tarde.
Glória
Mas não há nada mais indicado para a Cidade das Sete Colinas que estes funiculares - com tração mecânica e elétrica - que trepam da Baixa e de S. Paulo ao Bairro Alto, do Largo da Anunciada ao Torel mais o elevador que sobe a pique até ao Carmo e à Trindade.
O preço dos bilhetes é que é um exagero: No Lavra pagam-se 3 euros e 50 cêntimos por uma subida de um minuto: viaja-se a 210 euros à hora!
Mas lá onde chegam os ascensores e o elevador, Lisboa é até onde a vista alcança.

Aqui na Bica tenho o Tejo à janela e o elevador à porta.
António Alçada Baptista 

    Texto e fotos Becos das Barrelas / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário