sexta-feira, novembro 30, 2012

Fé e Património na Baixa de Lisboa


Nossa Senhora da Oliveira
Quem passar à porta do número 140 da Rua de São Julião, dificilmente imaginará que no rés-do-chão daquele prédio de três andares há uma nave com um teto em abóbada decorado com pinturas do século XVIII e paredes revestidas a um terço da altura por azulejos oitocentistas. E no entanto é assim a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, o mais discreto dos cinco templos católicos da Baixa de Lisboa.
Nossa Senhora da Vitória
Na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na rua do mesmo nome, há uma imagem em madeira policromada de Nossa Senhora, atribuída a Machado de Castro. A Igreja foi construída no século XVI mas ruiu com o terramoto de 1755. A reconstrução só terminou em 1824. É essa a Igreja da Rua da Vitória, constituída por uma nave e uma capela-mor cobertas por abóbadas.


São Nicolau
Igreja da Madalena
A Igreja de São Nicolau fica na Rua da Prata e tem origens no século XII mas o edifício atual é do século XVIII, tendo sido restaurado em 2003. Tem uma nave única, com teto com pinturas de Pedro Alexandrino representando as virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. O interior é rico em talha dourada.

A Igreja da Madalena situa-se no Largo com o mesmo nome, onde começa a subida para a Sé. A Igreja da Madalena tem origens nos tempos da fundação da Portugal mas foi destruída por um incêndio no século XIV, um ciclone no século XVII e também pelo terramoto de 1755. A reconstrução demorou até 1833. O portal da Igreja da Madalena, em estilo Manuelino, é monumento nacional desde Junho de 1910.

Nossa Senhora da Conceição Velha
O magnífico portal da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha é de grande riqueza de pormenores Manuelinos - anjos, flores, esferas armilares. O templo original foi mandado construir pela viúva de D. João II, D. Leonor, e recebeu o nome de Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Mas o templo foi destruído pelo terramoto de 1755 e no mesmo lugar ergueu-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha. Com a reconstrução, no século XVIII, o templo recebeu muitos elementos decorativos do período Manuelino, como é o caso do notável portal que se destaca na Rua da Alfândega. Do património da Igreja faz parte uma imagem de Nossa Senhora do Restelo, oferecida pelo Infante D. Henrique, onde oravam os navegadores antes de partirem.
Toda a Baixa de Lisboa tem bem perto do seu núcleo muitos outros templos católicos romanos. A Sé fica a Oriente - “O Oriente de onde vem tudo, o dia e a fé”, escreveu Pessoa - e olha para a Baixa de Lisboa do alto dos seus oito séculos.
A Norte, a Igreja de S. Domingos é uma memória de pedra das fogueiras da Inquisição, a Oeste é a profusão de templos do Chiado: Basílica dos Mártires, as duas igrejas barrocas frente a frente, a do Loreto e a de Nossa Senhora da Encarnação, a discreta Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja do Santíssimo Sacramento, na calçada do mesmo nome.

Texto e fotos de Beco das Barrelas / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário