segunda-feira, maio 13, 2013

Oitenta e três anos de livros na Feira



No ano em que se realizou em Lisboa a primeira Feira do Livro as novidades literárias eram “O Homem que matou o diabo”, de Aquilino Ribeiro, e “A Selva”, de Ferreira de Castro. Lá de fora chegavam “O homem sem qualidades”, de Robert Musil, “Na minha morte”, de William Faulkner, “O falcão de Malta”, de Dashiell Hammett, “A excepção e a regra”, de Bertold Brecht. Do ano anterior ainda havia nos escaparates “O som e a fúria”, de Faulkner, “O adeus às armas” de Hemingway.
 

A Feira do Livro realiza-se em Lisboa desde 1930, organizada pela associação dos livreiros de Portugal, hoje APEL, inicialmente no Rossio, instalando-se depois alguns anos na Avenida da Liberdade, transitando mais tarde pela Rua Augusta e Praça do Comércio, até se fixar nos últimos anos no alto do Parque Eduardo VII.

Feira já com pavilhões, mas ainda sem livros 


A 83ª edição da Feira do Livro de Lisboa - ou seja, a Feira realizou-se todos os anos desde 1930 - decorrerá entre 23 de Maio e 10 de Junho no Parque Eduardo VII e acolhe, pela primeira vez, uma extensão da Conferência de Edimburgo, um dos mais importantes encontros de literatura a nível mundial. 
Organizada conjuntamente pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Feira do Livro de Lisboa inclui no seu programa mais de 600 iniciativas promovidas pelos editores e mais de uma centena de atividades, programadas pela autarquia.


Na apresentação da Feira do Livro, o presidente da APEL, João Alvim, mostrou-se confiante quanto ao êxito desta edição. "No ano passado registámos meio milhão de visitantes. Este ano queremos ultrapassar esse número", adiantou. O otimismo manifestado é também justificado com as muitas novidades programadas e com o vasto programa dedicado às famílias e às crianças.
A Feira deste ano tem, entre outras novidades, a criação de “espaços de leitura”, os serões de contos (em português e inglês), ateliês, histórias para bebés, lançamento de livros e encontros com autores.

Sem comentários:

Enviar um comentário