segunda-feira, maio 27, 2013

Pobres da Cidade Incerta

    "Dó da miséria!... Compaixão de mim!...
E, nas esquinas, calvo, eterno, sem repouso,
Pede-me esmola um homenzinho idoso,
Meu velho professor nas aulas de Latim!"
Cesário Verde, O Sentimento dum Ocidental
 
O diretor do Observatório de Luta Contra a Pobreza na cidade de Lisboa diz que não se sabe quantos pobres vivem na capital portuguesa, porque, considera, “nunca houve vontade política” para calcular a pobreza a este nível territorial.
O primeiro Barómetro do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, agora publicado em livro, mostra que, sem o apoio das instituições locais, as populações pobres que residem na capital viveriam “uma situação catastrófica”.
 
O livro intitula-se “A Cidade Incerta” e apresenta sete perfis de pobreza dominantes na cidade de Lisboa - trabalhadores pobres, desempregados, cuidadoras informais, incapacitados para o trabalho por motivos de doença, desfiliados e idosos.
 
Entretanto, a vereadora do Desenvolvimento Social, Helena Roseta, afirmou numa entrevista que a população sem-abrigo em Lisboa “está a aumentar”, ultrapassando as 2.000 pessoas. “Está a verificar-se um aumento significativo da população sem-abrigo, por razões de desorganização das suas vidas. Não tem só a ver com habitação, mas também por desemprego, problemas familiares, adições, tudo misturado”, disse a vereadora.
 
 
Texto e fotos Beco das Barrelas / D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário