sábado, maio 18, 2013

Todos aos Museus, Museus para todos (no Dia dos Museus e nos outros dias)


O Dia Internacional dos Museus celebra-se este ano sob o lema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social e coincide com a iniciativa Noite dos Museus. Assim, da noite para o dia, os Museus fazem duas festas em uma que segue noite fora e dura um dia inteiro.
O programa compreende iniciativas com vista a dinamizar o espaço de diversas instituições com concertos, filmes e exposições, ateliês para crianças, visitas guiadas e palestras.
O Dia Internacional dos Museus É boa oportunidade para visitar um ou mais dos 55 museus da cidade de Lisboa, muitos dos quais com entrada grátis. À saída cada visitante estará muito mais enriquecido.

O Castelo de São Jorge promove “Uma Noite no Castelo” (das 20h30 às 00h) com entrada gratuita. A animação fica a cargo dos grupos Oficio Bélico, Danças com História e Ambifalco.

O Museu da Música, localizado na estação do Metropolitano do Alto dos Moinhos, a Benfica, apresenta um concerto de Joana Bagulho a interpretar música ibérica dos séculos XVI e XVII e música portuguesa do século XXI numa das peças mais relevantes da coleção: o cravo que Joaquim José Antunes construiu em 1758.

O Museu Nacional de Arte Antiga, nas Janelas Verdes, inaugura as exposições “A Encomenda Prodigiosa – Da Patriarcal à Capela Real de São João Batista” - exposição com cerca de 200 peças, criada para evocar a "encomenda prodigiosa" artística feita pelo rei D. João V, no século XVIII. Estão também previstas visitas às outras exposições patentes, bem como uma oficina de pintura para crianças a partir dos 6 anos, intitulada “Dar forma e cor à minha árvore”.
 
O Museu do Oriente tem visitas orientadas às exposições "Do vasto e Belo Porto de Lisboa" (11h30 às 12h30), "Cartazes de Propaganda Chinesa" (15h às 16h) e "Presença Portuguesa na Ásia e Macau: Memórias a Tinta-da-China" (16h às 17h).
Pelas 21h 30m apresenta-se no Auditório do Museu a Grand Union Orchestra com o espetáculo Trading Roots – Troca de Raízes, uma viagem ao mundo de hoje através de diferentes tempos e culturas.


A coleção do Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, que vem sendo constituída desde o final dos anos 50, reúne os artistas mais representativos de todo Século XX Português e a maior coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa. Para além disso, neste Dia Internacional dos Museus, o CAM abre e expõe as suas reservas.

A Casa-Museu Medeiros e Almeida, na Rua Rosa Araújo, 41, oferece quatro visitas guiadas, com a duração de 01:30 cada, com início pelas 10:00, 12:00, 16:00 e 18:00. No total há para visitar 25 salas com um acervo de mais de 2000 obras. Os visitantes poderão ainda admirar a mostra "Intromissões" de homenagem ao pintor Eduardo Nery, falecido este ano.
 

No Museu da Eletricidade estão expostas as fotografias premiadas no concurso World Press Photo de 2012.
O primeiro prémio desta edição do concurso foi atribuído a uma fotografia de um grupo de homens a transportar os cadáveres de duas crianças mortas num ataque aéreo israelita, em Gaza, captada pelo sueco Paul Hansen.
O fotógrafo português Daniel Rodrigues foi distinguido com o primeiro prémio na categoria Vida Quotidiana, com uma imagem de jovens a jogar futebol, num campo de terra na Guiné-Bissau.
 
Através do site da CML pode ter acesso ao endereço, com a localização, programação e horários de cada um dos 55 museus de Lisboa. Aqui:

 Fotos Beco das Barrelas / D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário