sexta-feira, maio 31, 2013

Babel do Chiado


O Chiado, a “aldeia de Pessoa”, onde o poeta nasceu (Largo de São Carlos) e foi batizado (Basílica dos Mártires), onde se ouve o “sino da aldeia”, o “Chiado Janota”, de Ary dos Santos, mas já antes o Chiado onde o janota Eça de Queiroz punha em ação personagens de “Os Maias” - Dâmaso Salcede num “coupé lançado a trote", Carlos, de “Os Maias”, a descer para o Alecrim… O Chiado de Cesário Verde e de “O Sentimento dum Ocidental”.
 



Pois o Chiado é agora eminentemente turístico, ali se cruzam idiomas como numa Babel, e é também um palco aberto para quem tenha o que mostrar aos outros do seu talento. Tanto atuam pequenas bandas de música como um “trôpego arlequim braceja numas andas”: outra vez Cesário. Quanto à violeteira das “tranças pretas”, “deixou saudades”.

O Chiado é um constante rio de gente, que por vezes encalha nas esplanadas da Brasileira ou da Benard. É um novo centro da cidade que junta um bairro e cenários típicos com um comércio, do tradicional ao moderno e às grandes marcas, passando pelas livrarias, os cafés, o inesperado.  

 
Mal sabem os visitantes quanta História carrega cada pedra do Chiado.


 

Texto e Fotos Beco das Barrelas / D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário