sexta-feira, novembro 09, 2012

Mouraria vence a marcha do Orçamento Participativo


Projetos para o bairro da Mouraria foram novamente os vencedores da votação para o Orçamento Participativo de Lisboa, conseguindo as duas propostas mais votadas, uma em cada categoria: A Casa da Mobilidade da Mouraria reuniu 1729 votos e receberá um orçamento que ronda os 150 mil euros; o Centro de Inovação da Mouraria, a proposta mais votada entre todas, com 2608 votos, receberá cerca de 400 mil euros.
Os munícipes de Lisboa, na quinta edição do Orçamento Participativo, selecionaram 15 dos 231 projetos candidatos. A participação através da internet foi a maior de sempre - apesar da redução do orçamento para metade -, recolhendo votos de 30 mil munícipes que escolheram os projetos que vão receber apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Em função das escolhas dos munícipes de Lisboa, o Largo da Graça e a Rua Voz do Operário serão alvos de requalificação; enquanto a Rua de Campolide foi distinguida com um estudo de ordenamento viário e o Vale do Silêncio, nos Olivais, com uma parede de escalada. No âmbito do desporto, foi também aprovado um rocódromo indoor e a construção de campos de basquetebol em frente à zona ribeirinha.
Entre outros projetos aprovados no âmbito do Orçamento Participativo contam-se o passeio em frente à Casa-Museu Amália Rodrigues, na Rua de S. Bento, que irá ter a assinatura da fadista sobre calçada portuguesa cor-de-rosa. Em local ainda a estudar, será erguido um monumento em honra do cantor Zeca Afonso.
No momento da divulgação dos resultados do escrutínio, que decorreu entre 17 de Setembro e o final do mês passado, a vereadora da Câmara de Lisboa que detém o pelouro da Modernização Administrativa revelou que o canil/gatil aprovado na 2ª edição, em 2009, deverá estar concluído durante o primeiro semestre do próximo ano.
 
Ler também
Participativo presente

Texto João Francisco. Fotos Francisco João / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário