quarta-feira, outubro 31, 2012

A Fonte vai voltar a ser Luminosa


A Fonte monumental da Alameda D. Afonso Henriques, sem água e sem luz há cinco anos, vai voltar a ser luminosa em Novembro. A Fonte passou por obras de reabilitação, com vista a retomar os jogos de água. O sistema hidráulico já foi testado e funciona, disse fonte da Câmara à agência Lusa. Em acabamentos está agora a intervenção exterior com obras ao nível da estatuária.
 
Mais tarde - no que a Câmara estima que possa ser um espaço de tempo de 180 dias - o edifício da Fonte Luminosa será aberto ao público. O edifício será dotado de receção, uma galeria para exposições permanentes ou temporárias e um miradouro que permitirá ao visitante observar todo o complexo do funcionamento da Fonte.
A Fonte Luminosa - em tempos chamada O Lindo Efeito - foi inaugurada pelo Marechal Carmona em 1940, para comemorar a entrada das águas do Tejo na cidade de Lisboa. Há sete anos tinha passado por outras reparações, fechando dois anos depois. As obras agora ainda em curso são financiadas pelo Programa Prioritário em Ações de Reabilitação Urbana, que tem a singela sigla PIPARU.
Viva a Fonte Luminosa, viva!
E um grande PIPARU para todos os lisboetas!
 
Texto e fotos Becos das Barrelas / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário