terça-feira, outubro 23, 2012

A calçada que "fala" português

…De cócoras, em linha os calceteiros,
Com lentidão, terrosos e grosseiros,
Calçam de lado a lado a longa rua.
Cesário Verde, Cristalizações

O calcetamento das ruas de Lisboa iniciou-se, timidamente, na passagem dos séculos XV para o XVI, por ordens régias de D. Manuel I. Mais tarde, a reconstituição da calçada não era certamente a prioridade na reconstrução de Lisboa, após o Terramoto de 1755. Mas no século XIX o governador de armas da Cidade determinou a pavimentação das áreas mais centrais de Lisboa, a partir do Rossio. A mão-de-obra utilizada foi de presidiários. É a esta calçada e a estes calceteiros que se refere o poema de Cesário Verde.
Um outro poeta, David Mourão-Ferreira, descreveu a geometria da calçada de Lisboa como, “sobre a ardósia do empedrado, curvas e rectas feitas a giz”.

A mestria que só se encontra em Portugal nesta matéria levou os mestres calceteiros portugueses a serem solicitados constantemente para dirigir a pavimentação com calçada portuguesa de ruas e praças nas colónias e no Brasil, como para ensinar o ofício de calceteiro por uma parte do mundo. No Rio de Janeiro há obras de calçada portuguesa de particular imponência, sendo a mais conhecida o Calçadão de Copacabana.
Ao contrário do que reza um dito popular, as pedrinhas da calçada não choram. Mas de algum modo “falam” português.

Texto e fotos Blogue das Barrelas / Direitos reservados

Sem comentários:

Enviar um comentário