quarta-feira, outubro 17, 2012

Ler Lisboa

Perfilados ao alcance da mão, de um lado da mesa de trabalho, acumulam-se livros sobre Lisboa que complementam o trabalho de rua e acompanham e ensinam nesta modesta mas empenhada missão de conhecer e dar a conhecer a cidade das nossas vidas.
Lá estão as imprescindíveis "Peregrinações em Lisboa", de Norberto de Araújo. Lá está um álbum precioso, a “Memória de Lisboa”, de Rómulo de Carvalho (António Gedeão), com fotos, legendas e observações do estimado professor e grande poeta. Lá está a “Biografia de Lisboa”, da historiadora Magda Pinheiro. Lá estão deambulações por Lisboa de José Cardoso Pires, “Lisboa - Livro de Bordo”, e de Alice Vieira, “Esta Lisboa”, com fotos de António Pedro Ferreira. Lá está também uma pequena e modesta edição em castelhano de “Lo que el turista debe ver” em Lisboa, o guia turístico de Fernando Pessoa publicado em Portugal só nos anos 90.
 
Lá está poesia, sempre incompleta - entre outros, Cesário, Álvaro de Campos, O’Neill, Cesariny, Ary dos Santos, José Gomes Ferreira e Sophia que, não sendo de Lisboa, escreveram das palavras mais belas sobre a cidade. E lá estão algumas obras de ficção, com Lisboa por cenário ou como protagonista - contos de José Rodrigues Miguéis, romances de Eça, Abelaira, Baptista-Bastos, Saramago, Dinis Machado, António Tabucchi.
E lá estão alguns livros de jornalistas sobre Lisboa. “O poço da Cidade”, de Ápio Sottomayor; alguns volumes da “Lisboa Desaparecida”, de Marina Tavares Dias; o “Chiado: o peso da memória”, de António Valdemar.
Mas há um livro que transita da mesa de trabalho para a mesa-de-cabeceira porque nas suas páginas, mais que a cidade, as ruas, as vielas, os becos, as escadinhas, as casas, é o povo de Lisboa que ali revive. Falo do livro de crónicas de Armando Baptista-Bastos “Lisboa contada pelos dedos”, Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores:
 
Todos os dias te caminho, todos os dias te passeio, todos os dias te olho, nem todos os dias te vejo”.

Consulte aqui um interessante catálogo temático de livros sobre Lisboa.
 
Texto João Francisco. Foto Francisco João / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário