sábado, outubro 20, 2012

História de um buraco

Este não é um buraco qualquer, é um buraco com história. E por isso vem às páginas deste blogue dedicado a quem ama Lisboa.
A história deste buraco começa em Julho passado, na Avenida dos Estados Unidos da América, sentido descendente para a Av. Almirante Gago Coutinho, quase em frente do entroncamento da Rio de Janeiro e sensivelmente à porta da REN. Em Julho, o buraco manifestou-se através de um abatimento do piso da Avenida, de forma elítica e com cerca de um metro de comprimento. Ao fim de uns dias, o buraco foi cercado por uma vedação e remendado. Menos de duas semanas depois o buraco estava de novo a dar sinal de vida. E o tratamento do buraco repetiu-se.
No final de Agosto novo abatimento do piso já estava outra vez a tomar a forma de buraco. A terceira operação de resgate foi imponente e mais demorada, prolongando-se por Setembro. Grandes máquinas foram deslocadas para o local - e guardadas dia e noite por dois agentes da PSP - e entraram em ação. Do que se tratou, afinal, foi de dotar aquele troço da Avenida de novo tapete. E já que se estava com a mão na massa e nas máquinas, atapetaram-se as duas vias - descendente e ascendente - da Avenida dos EUA.
O buraco voltou a ser o que era a meio da terceira semana de Outubro. Aí está o buraco que agora já não é apenas um mas dois. O original é o que está fora da vedação.

Erro de diagnóstico? Erro de terapia? Em boa verdade, o buraco tem algumas semelhanças com o País e a crise.

Texto de João Francisco. Fotos do Beco das Barrelas / Direitos reservados

Sem comentários:

Enviar um comentário