terça-feira, abril 02, 2013

Cinemateca revisita outro Abril

Vinte e nove sessões deste mês na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, evocam outro Abril, o de 1974, da Revolução dos Cravos, voltando à realidade das salas de cinema de há 39 anos e um dia.
E logo em 1974, antes que o cinema começasse a produzir sobre a nova realidade do País, as salas abriram-se à exibição de filmes censurados, o primeiro dos quais foi O Couraçado Potiomkine, de Sergei Eisenstein, que já estava em exibição no Cinema Império quando ali se formou o grandioso desfile do 1º de Maio que da Alameda seguiu para o atual Campo de Jogos do Inatel.
Outras obras-primas do cinema soviético, todo ele interdito pelos coronéis da Censura, foram rapidamente exibidas, bem como o cinema de Luis Buñuel, de Wilder ou de Bresson.
Até que começou também a ser possível passar os novos filmes portugueses rodados em cima do acontecimento que foi uma revolução. Os filmes das cooperativas - Cinequanon, Cinequipa, Grupo Zero, Unidade de Produção Cinematográfica nº1, Centro Português de Cinema e outros.
E Portugal começou a ver-se ao espelho do cinema que mostrava um País no alvoroço do exercício da liberdade.

Consulte o programa do ciclo Abril, na Cinemateca, aqui:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário