quarta-feira, abril 03, 2013

Lisboa capital do peixe



A sexta edição do Peixe em Lisboa, vai realizar-se entre os dias 4 e 14 de Abril, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, numa organização da Associação Turismo de Lisboa (ATL), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da EV - Essência do Vinho.
Ao longo de 11 dias, vão estar dez restaurantes em serviço contínuo no Pátio da Galé com degustações de peixes e mariscos, ao mesmo tempo que se realizam mais de 20 apresentações de cozinha ao vivo, 90 aulas de culinária para aprender truques e dicas da gastronomia de mar e cerca de 500 produtos para prova e aquisição no mercado gourmet.
 
Os dez restaurantes convidados são A Travessa, Assinatura, Cais da Pedra, G-Spot, José Avillez, Ribamar, Sea Me - Peixaria Moderna, Spazio Buondi/O Nobre, Tasca e Cervejaria da Esquina e Umai/Izakaya. Os restaurantes terão degustações diárias de peixes e mariscos da costa portuguesa.
A 6.ª edição desta iniciativa do Turismo de Lisboa conta com a participação de alguns dos mais reconhecidos chefes de cozinha portugueses e estrangeiros, como Fausto Airoldi, Virgilio Martinez, Bertílio Gomes, Adrien Trouilloud, Nuno Diniz, Nuno Barros, Mauro Uliassi, José Avillez, Alexandre Silva, Miguel Castro Silva, Tomoaki Kanazawa, Bella Masano e Vítor Sobral.
O mercado gourmet vai ter à disposição produtos em prova e com possibilidade de compra como azeites, conservas, compotas, vinhos, chocolates, utensílios de cozinha e peixes.

O peixe como “evento”

Lisboa é cidade e a capital de um País onde mais e melhor se come peixe: cozinhado e servido tal como ele é, à posta ou inteiro, neste caso com cabeça, tronco e espinhas. Na maior parte dos países da Europa - mesmo em muitos países do litoral - o que se come do peixe é um filete ou uma tranche cozinhados de modo a não parecer e a não saber nem cheirar a peixe.
 
 O Peixe em Lisboa é uma boa ideia. Mas, também designado Lisbon Fish, é aquilo a que poderemos chamar um “evento”, que se confina a um espaço com vocação de reservado – como o foi no aniversário da República -, para uma clientela que detesta misturas e põe condições para apreciar peixe: que seja caro, raffiné e que não cheire nem saiba a peixe. 
Uma boa ideia para a iniciativa Peixe em Lisboa seria que alguns dos chefes de cozinha portugueses que participam na iniciativa - como por exemplo, Vítor Sobral e José Avilez - guiassem os seus colegas estrangeiros e outros ilustres visitantes por um leque alargado de restaurantes, casas de pasto, adegas, tascas, onde se come peixe de qualidade e sem disfarces, segundo receitas para pessoas que gostam de peixe, pela sua saúde e pelo superior prazer para os seus sentidos.

Texto e fotos Beco das Barrelas / D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário