quarta-feira, abril 17, 2013

Calçada da Glória - uma rua nova do Almada


O aniversário dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros (1893-1970) está a ser assinalado em Lisboa com um programa de comemorações que inclui uma exposição inspirada no artista multifacetado.
A exposição, intitulada "Almada por se7e" artistas urbanos, pode ser vista na Calçada da Glória.
 
A Galeria de Arte Urbana lançou o desafio a sete artistas - Fidel Évora, João Samina, Mário Belém, Miguel Januário, Pantónio, Pedro Batista e Tamara Alves - para reinterpretarem algumas peças e temas emblemáticos de Almada Negreiros, nascido há 120 anos em São Tomé, e falecido em Lisboa em 1970.
 
Para além da exposição, as comemorações dos 120 anos de Almada Negreiros incluem tertúlias, documentários, exposições, um colóquio internacional, espetáculos, edições sobre o artista e reedições da obra do autor do "Manifesto Anti-Dantas".





Figura destacada da vanguarda da arte portuguesa, Almada Negreiros explorou várias disciplinas de expressão artística, desde as artes plásticas, a poesia e o ensaio, ao romance e à dramaturgia, aos quais também juntou os textos de intervenção e de humor, o bailado e a crítica de arte.
Almada Negreiros realizou, em 1913, os seus primeiros óleos para a Alfaiataria Cunha, e organizou, nesse ano, a sua primeira exposição individual, na Escola Internacional de Lisboa, o que faz com que se cumpra agora um século sobre as primeiras manifestações públicas da sua atividade artística.
O programa de celebrações vai decorrer até ao final do ano.

 
Texto e fotos Beco das Barrelas / D. R.

Sem comentários:

Enviar um comentário