quinta-feira, abril 11, 2013

Novas de Lisboa


Ocean Race volta a Lisboa em 2015

A maior regata do mundo volta a passar por Lisboa em Junho de 2015. O itinerário da Ocean Race é completamente novo, em relação ao que passou por Lisboa em 2012. Os veleiros zarpam de Alicante, Espanha, seguem para o Recife, Brasil, atravessam de novo o Atlântico, dobram o Cabo da Boa Esperança no rumo para Abu Dhabi. Dos Emirados Árabes Unidos, seguem viagem para Sanya, na China, e Auckland, na Nova Zelândia. Após o mítico cabo Horn, a frota ruma a Newport, nos Estados Unidos. Lisboa recebe a Ocean Race em Junho de 2015. A derradeira etapa segue até Gotemburgo, na Suécia.

Novas freguesias podem chegar ao Tribunal
 
Cinco presidentes de juntas de freguesia de Lisboa apelaram à Procuradora-Geral da República e ao Provedor de Justiça para que analisem a constitucionalidade da lei da reorganização das freguesias da capital. Em causa está a diferença de competências e a forma de financiamento atribuídas às freguesias de Lisboa. Em cima da mesa está ainda a hipótese de recurso para o Tribunal Constitucional.
O novo mapa já foi publicado em Diário da República em Novembro do ano passado, mas o processo pode regressar à estaca zero.

Lisboa comemora 120 anos de Almada Negreiros
Lisboa iniciou as comemorações dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros (nascido no ano de 1893 em São Tomé e falecido em Lisboa em 1970) com o lançamento de um vasto programa e a inauguração de uma exposição inspirada na obra do artista, na Galeria de Arte Urbana, na Calçada da Glória.
A exposição "Almada por se7e" artistas urbanos lançou as comemorações que
incluem tertúlias, documentários, exposições, um colóquio internacional, espetáculos, edições sobre o artista e reedições da obra do autor do "Manifesto Anti-Dantas". PIM!

Júlio Pomar tem Atelier-Museu em Lisboa
 


O Atelier-Museu Júlio Pomar foi inaugurado com uma primeira exposição de 100 obras “Em torno do acervo” do artista.
O Atelier-Museu está inserido no conjunto de equipamentos culturais do Município e foi criado para conservar e divulgar a obra do artista plástico português que completou em janeiro 87 anos.
O imóvel, um antigo armazém do século XVII, próximo da Igreja de Nossa Senhora de Jesus, às Mercês, foi Câmara Municipal de Lisboa em 2000 e o projeto de recuperação do edifício é da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira.


Texto e fotos Beco das Barrelas / D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário