quarta-feira, janeiro 30, 2013

Dedicados à pesca


A modalidade que este senhor pratica, no estuário do Tejo por alturas de Belém, designa-se por pesca lúdica apeada, mas ele talvez não saiba. Possivelmente está simplesmente a pescar, para matar o tempo e a ver se algum peixe pica, que sempre sai mais em conta.

Pois a pesca lúdica apeada - assim chamada para se distinguir da pesca lúdica a bordo de embarcação - está sujeita a um vasto conjunto de leis e regras. Para já, a pesca lúdica apeada pode realizar-se a partir de um molhe ou barra de um porto, desde que as condições do mar não coloquem em risco a vida do pescador, e sempre a mais de 100 metros de um porto de abrigo, doca, estaleiro ou - o que não é menos importante - de uma saída de esgoto. Também não é permitido pescar em portos de pesca ou marinas de recreio, ou em praias concessionadas durante a época balnear.

Postas estas questões prévias, temos que cada pescador lúdico apeado tem de manter-se à distância mínima de 5 metros do pescador lúdico apeado mais próximo.


Por último, a prática da pesca lúdica apeada está sujeita a uma licença de pesca lúdica que, pedida na capitania de Lisboa, abrange uma área desde a Torre de São Julião da Barra, inclusive, até ao paralelo junto ao lugar de Galherão, a norte da Lagoa de Albufeira, incluindo as águas interiores não marítimas do Rio Tejo e os seus braços.

Posto isto, dedicai-vos à pesca. E que o peixe pique.

Texto e fotos Beco das Barrelas / Direitos reservados

Sem comentários:

Enviar um comentário