sexta-feira, novembro 27, 2015

Chorai guitarras: Morreu Beatriz da Conceição

A fadista Beatriz da Conceição, que recebeu em 2008 o Prémio Amália Rodrigues de Carreira, morreu esta quinta-feira, 27 de Novembro de 2015, no Hospital de S. José, em Lisboa.

Interprete excepcional do fado – ninguém cantou como ela o poema “Meu corpo”, de José Carlos Ary dos Santos, Beatriz da Conceição era natural da cidade do Porto – onde nasceu a 21 de Agosto de 1939 - mas em foi em Lisboa, naturalmente, que descobriu e começou a cantar o fado.
Beatriz, que era costureira no Porto, veio a Lisboa, com um grupo de outras mais raparigas, para conhecer o fado, E conheceu-o no retiro de Márcia Condessa, na Praça da Alegria, paredes meias com o Hot Clube de Portugal. Beatriz da Conceição cantou ao longo da sua carreira em casas de fado como A Viela, Adega Machado, Adega Mesquita, Taverna do Embuçado, O Faia, Parreirinha de Alfama, Painel do Fado, Mesa dos Frades e no Senhor Vinho.

A fadista participou no projecto europeu de divulgação do fado "Lágrimas de Lisboa". Paul van Nevel, o maestro belga que dirigiu a iniciativa, escreveu que Beatriz da Conceição se exprimia com "força contida", e que a sua interpretação era "de uma tal tristeza emotiva, que conseguia imprimir poesia mesmo aos silêncios entre as palavras e versos".
"Na sua voz, os versos de João Dias ('Ovelha negra'), Artur Ribeiro ('Eu nasci amanhã'), Ary dos Santos ('Meu corpo') ou Pedro Homem de Mello ('Porque é que adeus me disseste') ganham alma e uma dimensão maior", segundo a biografia editada em 2008 pela Fundação Amália Rodrigues, quando, em 2008, recebeu o Prémio carreira.
SILÊNCIO: VAI CANTAR BEATRIZ DA CONCEIÇÃO 
Muito se escreveu e muitos escreveram sobre Beatriz da Conceição. Mas nenhum texto revela tanto sobre a fadista como ela própria diz de si na entrevista que deu a Anabela Mota Ribeiro para o Público, em 2012, e que continua acessível no blogue da entrevistadora. 
Leia mas leia mesmo e até ao fim: um grande documento! 
Beatriz da Conceição a Anabela Mota Ribeiro: 

Sem comentários:

Enviar um comentário