sexta-feira, janeiro 18, 2013

Autárquicas vão pregar para outras freguesias

Fonte: CML A Proposta para novas freguesias de Lisboa foi aprovada


 
Lisboa perdeu 29 das antigas 53 freguesias com a entrada em vigor da lei sobre a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias. Agora são só 24. Nove freguesias escaparam à agregação e mantêm a designação e território: Benfica, São Domingos de Benfica, Carnide, Lumiar, Ajuda, Alcântara, Campolide, Beato e Marvila. Santa Maria dos Olivais só muda de nome: simplesmente Olivais. Há uma freguesia inteiramente nova, o Parque das Nações. E depois começa a agregação.
Santa Maria Maior

O caso mais assombroso é o da nova freguesia de Santa Maria Maior - a designação oficial da Sé de Lisboa - que vai do Chiado ao cimo do Castelo, passando pela Baixa, englobando Alfama e Mouraria, num total de 13 antigas ex-freguesias: Mártires, Sacramento, Santa Justa, São Nicolau, Madalena, Sé, Socorro, São Lourenço, São Cristóvão, Santiago, Castelo, São Miguel e Santo Estevão.
De resto, a Ameixoeira mais a Charneca deram a freguesia de Santa Clara; Santa Maria de Belém e São Francisco Xavier juntam-se na freguesia de Belém; Alvalade, Campo Grande e São João de Brito são agora simplesmente Alvalade; o Alto do Pina junta-se a São João de Deus na freguesia do Areeiro; Anjos, Pena e São Jorge de Arroios constituem a freguesia de Arroios; Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião da Pedreira dão a freguesia das Avenidas Novas; Coração de Jesus, São José e São Mamede constituem a freguesia de Santo António; Santa Isabel e Santo Condestável dão Campo de Ourique; Lapa, Prazeres e Santos-O-Velho compõem a freguesia da Estrela; a nova freguesia da Misericórdia integra Encarnação, Mercês, Santa Catarina e São Paulo; a Penha de França engloba a antiga freguesia de São João; Graça, Santa Engrácia e São Vicente de Fora ficam englobadas no nome desta última freguesia.
 
Aos Anjos juntam-se a Pena e S. Jorge de Arroios
A proposta de recomposição e redução das freguesias de Lisboa foi negociada pelo PS e PSD e aprovada na Câmara pelos vereadores socialistas e um social-democrata, com o voto contra do PCP, cinco abstenções de vereadores do PSD e do vereador do CDS. Votada e aprovada no Parlamento a lei geral da reorganização administrativa das freguesias para todo o País foi aprovada pela maioria PSD / CDS, com os votos contra do PS, PCP, BE e PEV. Inicialmente vetado pelo chefe do Estado, o movo mapa das freguesias de Lisboa foi promulgado em segunda via.

Posto em vigor em ano de eleições autárquicas, é certo e sabido que o novo mapa das freguesias vai dar uma confusão das antigas.

Ver aqui um dos primeiros textos do Beco das Barrelas

Leia aqui a posição da Associação Nacional de Freguesias 

Texto e fotos Beco das Barrelas / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário