quinta-feira, janeiro 03, 2013

Um Beco com saídas



As duas entradas para o Beco. O portão férreo, ao fundo,
marca o local onde terá existido a Sinagoga do Bairro Judeu.
O blogue Beco das Barrelas completou seis meses de vida. Começámos em 2 de Julho do ano passado e demos-lhe o título de Beco das Barrelas porque Alfama foi o primeiro bairro que visitámos e o nome do beco foi a primeira sugestão. Barrelas significa limpeza e esse era um dos nossos desejos: contribuir para limpar e abrilhantar a cidade que amamos, Lisboa.
Em seis meses o blogue Beco das Barrelas subiu a alturas que não imaginávamos ao começar: milhares de visualizações, milhares de leitores de dezenas
de países de todos os continentes, referências e citações que nos desvanecem.
Para assinalar os seis meses de vida do blogue, voltámos a Alfama e fomos conhecer melhor o Beco das Barrelas.


O Beco das Barrelas
 profundo
O Beco das Barrelas, na freguesia de São Miguel, começa no Largo de São Rafael, faz um trajeto em forma de U e sai para a Rua da Judiaria. Fazendo o trajeto em sentido contrário, se em vez de completar o U seguirmos em frente sairemos para o Largo das Alcaçarias.

Tem tudo a ver. Por um lado, aquela zona constituía o bairro judeu de Alfama e a Rua da Judiaria terminava na Travessa da Rua de Alfama onde se localizava a Sinagoga. Ora Travessa da Rua de Alfama foi o nome primitivo do que é hoje o Beco das Barrelas. Pelo meio, o Beco chamou-se das Lavadeiras e a ligação com o Largo das Alcaçarias, onde as mulheres ensaboavam e enxaguavam a roupa, explica o nome do Beco.


Saída do Beco para o Largo das Alcaçarias
 O nome de Beco das Barrelas fixou-se a partir do século XIX e é o que hoje se mantém para designar uma viela com meia dúzia de portas de cada lado, e escadinhas para descer da Judiaria, como para subir a São Rafael.
 
O que ninguém imaginou foi que, chegando à época da blogosfera, o Beco das Barrelas ia correr mundo para chegar onde quer que haja alguém que ame Lisboa.

João e Francisco, texto e fotos / Direitos reservados.

1 comentário:

  1. Beco das Barrelas só conheço este, por onde passo amiúde e onde, de quando em vez, deixo uma linha, ou duas. Pelo outro nunca passei, penso eu. Ambos são lindos, maravilhosos. De tanto deles gostar bem que poderiam ser becos sem saída, só com entrada ....
    Fantásticos os Becos, fantástica essa cidade que faz com que ambos existam.

    ResponderEliminar