segunda-feira, janeiro 28, 2013

Pouco barulho!


Medições realizadas pela Quercus revelam dados preocupantes sobre os níveis de ruído na cidade de Lisboa, em termos de exposição ao ruído de tráfego, com níveis muito próximos do limiar de dor para o ouvido humano.
As avenidas Fontes Pereira de Melo, Entrecampos, Braço de Prata, Segunda Circular e Avenida do Brasil - onde se cruzam o ruído rodoviário com o aeroportuário -, ultrapassando os 100 decibéis durante o dia, e a Segunda Circular, no período noturno, com mais de 75 decibéis, são os maiores pontos negros da cidade em relação a ruído. Várias medições de ruído foram realizadas pela associação em pontos críticos da cidade de Lisboa, evidenciaram níveis acima dos valores considerados de referência para a proteção para a saúde humana, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Os níveis mais elevados de ruído verificaram-se durante o período diurno (das 07h-20h), em todos os locais de medição, sobretudo onde prevalece o ruído de tráfego rodoviário - como a 2ª Circular/Eixo Norte-Sul e zona do Marquês de Pombal/Baixa de Lisboa - e aeroportuário - zona do Campo Grande/Av. Brasil.

Além da lei nacional, o ruído é abrangido por uma diretiva comunitária, que obriga os Estados-membros a elaborarem e aprovarem mapas estratégicos de ruído para as zonas com maior densidade populacional. Numa primeira fase, Lisboa foi o único município abrangido por esta obrigatoriedade, que cumpriu, mas tem ainda em falta a elaboração do plano de ação. O mesmo acontece com o Aeroporto de Lisboa, cujo plano está em reformulação.
Tendo em conta os resultados das medições de ruído realizadas pela Quercus e que comprovam a ultrapassagem de valores de referência para a proteção da saúde, a Quercus aguardará até final de março de 2013 - um ano após a data prevista a nível nacional e 9 meses depois do prazo estabelecido na Diretiva - para apresentar uma queixa à Comissão Europeia.
A Quercus alerta que o excesso de ruído pode provocar surdez temporária e outros problemas de saúde.

Mais informações no site da Associação Nacional de Conservação da Natureza, Quercus:
 
Já agora: escolha aqui o seu ruído insuportável "preferido": os camiões de recolha do lixo pela meia-noite, uma, duas da manhã? Os alarmes de automóveis ou de empresas a tocarem incessantemente sem que os interessados se dignem ver o que se passa? Os aviões a fazer a aproximação ao aeroporto sobre Campolide, Bairro Azul, Campo Grande?
Os automobilistas desesperados que pensam que resolvem os engarrafamentos, para os quais também contribuem, buzinando? Os "raides" de motards acelerando sob as pontes e viadutos da cidade? Os ruídos de obras intermináveis? As caravanas de campanhas eleitorais? Outros?
 
Texto e fotos Beco das Barrelas / Direitos reservados.

1 comentário:

  1. O barulho das motas,carro do lixo,carros do eixo Norte Sul, oficina de automóveis e descarga de pneus, escola de condução, Centro de exames de condução e por último imenso pó e poluição tudo isso na minha rua professor Manuel Valadares
    É demais...

    ResponderEliminar