domingo, março 24, 2013

Um dia de praia


“...essa graça, enfim, sentia-a,
à beira do Tejo (...)
com fragatas e maresia...”
David Mourão-Ferreira


O passeio ribeirinho da Ribeira das Naus foi oficialmente inaugurado e com um sábado de sol os lisboetas tomaram como sua a escadaria de acesso ao rio e a pequena praia fluvial escondida pelo terramoto de 1755 e agora recriada à beira-Tejo.

 
O passeio ribeirinho requalificado e inaugurado vai do Cais de Sodré à Praça do Comércio e preenche um percurso de uma Frente que, no futuro, ligará Belém ao Parque das Nações. E agora com uma novidade recentemente conquistada: a construção do Terminal de Contentores foi afastada de Alcântara para a margem Sul. São 18 quilómetros de Frente Ribeirinha para usufruto da ligação entre Lisboa e o Tejo: diversão e lazer, estabelecimentos de restauração, ciclovias, atrações turísticas, museus, docas e terminais de cruzeiros, entre outros.


A zona agora requalificada prevê ainda nova intervenção, no futuro, com a recuperação da doca seca do antigo Arsenal da Marinha e a simulação em espelho de água da antiga Doca da Caldeirinha.

Para já, no fim-de-semana os lisboetas assumiram que Lisboa e o Tejo lhes pertencem e gozaram um dia de sol à beira do rio.

 
Texto e fotos Beco das Barrelas / D.R.
 
Veja também:

Sem comentários:

Enviar um comentário