quinta-feira, março 07, 2013

Lisboa em resumo


200 projetos para filmar em Lisboa

A Lisbon Film Comission, projeto criado pela autarquia de Lisboa para atrair mais produções de cinema e televisão, já acolheu mais de 200 pedidos de rodagem, 40 dos quais só este ano, escreve a agência Lusa.
A autarquia já tinha um gabinete para analisar e aprovar os processos de autorização para a rodagem de filmes no concelho, mas formalizou-o em outubro passado, passando a designar-se Lisbon Film Comission.
Alguns dos processos analisados foram de produções estrangeiras, como a recente longa-metragem «Comboio Noturno Para Lisboa», de Bille August, rodado na capital, mas grande parte dos pedidos ainda é de produções portuguesas, de publicidade e de escolas de cinema.
O objetivo da Lisbon Film Comission, disse a mesma fonte, é agilizar todos os processos burocráticos que envolvem a rodagem de produções de cinema na cidade, propondo, por exemplo, a isenção de taxas para a utilização de espaços públicos e pertencentes à autarquia.
Em troca, há mais divulgação da imagem de Lisboa a nível internacional e retorno financeiro para a cidade, referiu.
 

Monstra exibe 250 filmes

Começou a 12ª edição do Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que vai exibir mais de 250 filmes. Este ano, os dois países convidados são o Brasil e Espanha, mas o Japão também marca presença.
O Monstra - Festival de Animação de Lisboa vai decorrer até ao dia 17 de Março, no cinema São Jorge. Na maior edição de sempre, o festival terá um olhar retrospetivo sobre o que se faz em Espanha e no Brasil, cuja obra cinematográfica em animação é quase inédita entre o público português.
Para além dos filmes que se apresentam à competição internacional e dos que concorrem ao Prémio SPA / Vasco Granja, há ainda várias efemérides às quais o Monstra se vai associar, como os 25 anos dos filmes «Quem tramou Roger Rabbit», de Robert Zemeckis, e «Akira», de Katsuhiro Otomo.

Aventuras citadinas nas férias da Páscoa

O Lisboa Story Centre – Memórias da Cidade preparou um programa original para entreter os mais novos durante as férias da Páscoa, de 18 de março a 1 de abril, exceto aos fins-de-semana. Os mais novos têm assim a oportunidade de desvendar os segredos milenares de uma das mais antigas capitais europeias.
Dirigido a crianças entre os 7 e os 12 anos, o programa é constituído diariamente por uma visita aos primeiros núcleos do Lisboa Story Centre e por uma oficina de expressão plástica alusiva a um tema da exposição.
Aprender a construir elmos e espadas dignos de um guerreiro, corvos e caravelas que navegam por mares impetuosos, elefantes e rinocerontes exuberantes que desfilam no Paço da Ribeira e ainda a Passarola que aterrou no Terreiro do Paço, são algumas das atividades que, das 09h30 às 17h45, garantem a diversão dos mais novos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário