quarta-feira, março 27, 2013

Três Prémios Europa Nostra atribuídos a Lisboa


No ano em que se comemoram 60 anos da sua criação, em Lisboa, a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva acaba de ganhar um prémio de elevado reconhecimento internacional, o Prémio do Património Europeu Europa Nostra 2013. A Fundação junta o Museu e a Escola e 18 Oficinas de Artes Decorativas Portuguesas.
O Museu de Artes Decorativas Portuguesas está instalado no Palácio Azurara, situado nas Portas do Sol, em Lisboa. O Palácio é do século XVII, o Museu dos anos 50 do século XX. O edifício foi anteriormente hospital, hospício, residência de famílias carenciadas, até que foi comprado por Ricardo do Espírito Santo Silva para aí instalar parte da sua coleção privada. O arquiteto Raul Lino restaurou-o como uma casa aristocrática do século XVIII, com os seus azulejos, mobiliário, tapeçarias e panos de armar.
Desenvolvido por diversas salas - o Salão Nobre, a Sala Cadaval, onde se expõe um tríptico do século XVI, a Sala Dona Maria, a Sala D. José, a Sala de Jantar, a Sala da Música, a Sala das Vitrines - o Museu permite viajar através das Artes Decorativas do século XV ao século XVIII por diferentes núcleos temáticos: Mobiliário, Têxteis, Prataria, Porcelana Chinesa, Faiança Portuguesa e Azulejos, Pintura, Desenho, Escultura, Encadernação.
Os prémios Europa Nostra deste ano distinguiram ainda o Liceu Passos Manuel, estabelecimento fundado em 1836 por decreto do Ministro do Reino, Passos Manuel, que passou por sete locais da cidade. Até que, em 9 de Janeiro de 1911, se estabeleceu no edifício na Travessa Convento de Jesus, modernizado entre 2008 e 2010. Por ali já passaram mais de 70 mil estudantes.
Outros programas e iniciativas distinguidos este ano em Portugal com o Prémio do Património Cultural da União Europeia/Europa Nostra foram o Projecto SOS Azulejo, do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, e em Sintra o chalet da condessa de Edla, edifício do século XIX, mandado construir por D. Fernando II.
Os prémios Europa Nostra são atribuídos pela União Europeia e vão ser entregues a 16 de Junho na Acrópole em Atenas.

Sem comentários:

Enviar um comentário