quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Lisboa às Portas de Santo Antão

A Rua das Portas de Santo Antão, artéria da baixa da cidade de Lisboa, muito concorrida de dia e de noite, deve o seu nome a uma das portas de uma das muralhas que ao longo dos séculos defenderam a cidade, neste caso da Muralha ou Cerca Fernandina.
Lisboa terminava às portas de Santo Antão e a partir dali, “fora de portas”, matava-se gado, salgavam-se as carnes, amontoavam-se detritos. Também por ali existia a Cadeia do Tronco, onde esteve preso, na sequência de uma briga em defesa de amigos, Luís de Camões. Até que, integrada na cidade, a rua perdeu as portas de chapa de ferro, em definitivo, no século XVIII.

A Sociedade de Geografia lado a lado com o Coliseu
Do final do século XIX até á atualidade, a Rua das Portas de Santo Antão - que se designou Rua Eugénio dos Santos na primeira República - entregou-se ao comércio, à cultura, ao divertimento. Ali nasceram os primeiros casinos de Lisboa - o Majestic, depois Monumental, onde é hoje a Casa do Alentejo -, o Ateneu Comercial de Lisboa (1880), a Sociedade de Geografia (1875), o Coliseu dos Recreios (1890).
Antiga sede do Benfica



Numa esquina da Rua funcionou uma antiga sede, depois secretaria do Sport Lisboa e Benfica, hoje propriedade da Fundação Benfica.
A par destas atividades, a Rua das Portas de Santo Antão entrega-se à restauração - o restaurante Gambrinus é um ex-libris de Lisboa, e a cervejaria Solmar foi, e já não é, das casas mais populares da capital -, com muitos estabelecimentos para os turistas e tascas para quase todos os gostos, menos os muito apurados. Salvam-se algumas cervejarias.
Come e Bebe: Em tempos comia-se
e bebia-se por 10 escudos (5 cêntimos)
Casa do Alentejo
O Coliseu anima a Rua em tardes e noites de espetáculos. Durante muitos anos foi arena de circo, mas também de boxe e luta livre, e até praça de toiros, também foi a sala popular de ópera em Lisboa - onde atuaram, entre muitos outros, Tito Schipa, Alfredo Kraus, Tito Gobi - mais recentemente é sala de concertos. Mas é sempre uma animação na Rua quando há festa no Coliseu.
 
Veja também:

Texto e fotos Beco das Barrelas / Direitos reservados.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário