quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Salitre: Da Europa à Horta da Cêra


Edifício Jean Monet
A Rua do Salitre já foi conhecida pelos seus palácios, teatros, animatógrafos, cafés, cervejarias, divertimentos. Hoje é uma rua que desce do Rato e desagua na Avenida da Liberdade, entre a cervejaria Ribadouro e o consulado de Espanha. Ali ficava o Palácio Mayer e no Verão abria a feira de diversões de Lisboa. Depois fez-se e desfez-se o Parque Mayer, fecharam restaurantes e cervejarias, alguns mantêm-se, abriram outros, a rua é de um só sentido e o que lhe dá nome e movimento é o Centro Europeu Jean Monet, num largo adjacente ao qual foi dado o nome do antigo presidente da Comunidade Europeia.
 
Travessa da Horta da Cêra
Do mesmo lado da Rua do Salitre, mas antes do cruzamento com a rua Rodrigo da Fonseca, fica o Instituto Italiano da Cultura, instalado num palacete do século XVIII onde residiu o primeiro presidente da CML, Anselmo Braamcamp Freire. O Instituto dispõe de salas de aulas, para ensino da língua de Dante, um cinema, um teatro-estúdio, uma biblioteca e um jardim.
 
O polo oposto à imponência das instalações europeias e à beleza do Instituto Italiano da Cultura é a Travessa da Horta da Cêra, no último troço da Rua do Salitre e que desemboca na Avenida um pouco acima do Ribadouro. Lisboa parece que recua ali vários séculos. As casas, desabitadas, são de esquadria irregular, tetos baixos, águas furtadas. Lisboa já terá sido quase toda assim, com exceção dos palácios que são de todos os tempos.
Dos estabelecimentos da Rua do Salitre merecem referência três casas de restauração. Na esquina do Salitre com a Rua da Conceição da Glória, ficam As Velhas, antiga casa de pasto popular agora com uma carta de qualidade. No nº 117 da Rua do Salitre, Os Tibetanos, para quem goste dos sabores tantas vezes desconhecidos da cozinha vegetariana. O restaurante Forno Velho, no nº 42, já teve nome e melhores dias. Preferível, pelo preço e qualidade, será a despretensiosa casa de pasto Floresta do Salitre, no nº 42 D: cozinha honesta, serviço amigável, preço acessível.
E depois? Depois temos a Avenida da Liberdade, outro mundo.

Texto e fotos Beco das Barrelas / Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário