terça-feira, dezembro 18, 2012

Um dia a casa vem abaixo

Conde Barão

Dos mais de 57 mil edifícios existentes em Lisboa, 8274 apresentam mau ou muito mau estado de conservação. Segundo um recente levantamento feito pela autarquia, é no centro da cidade que se encontra o maior número de prédios degradados.
As freguesias de Campolide, S. José, Campo Grande e Anjos são as que concentram o maior número de prédios a precisar de obras: 2912, dos quais 238 estão em muito mau estado. As freguesias da Baixa, Bairro Alto, Graça, Penha de França, Campo de Ourique e Lapa têm 1740 edifícios em mau estado e 540 em muito mau estado de conservação.
Alfama
Nas freguesias do Lumiar, Charneca, Benfica e Carnide o problema é menos expressivo, com 1096 prédios degradados.
Na zona oriental da cidade (que abrange Olivais, Parque das Nações, Marvila e Beato) há 993 edifícios em mau ou muito mau estado, número que se repete na parte ocidental (Ajuda, Alcântara, Belém e S. Francisco Xavier).
No total, de 57.449 edifícios da cidade de Lisboa, 14 por cento estão em mau ou muito mau estado de conservação. 
O levantamento efetuado pela autarquia revela ainda que a cidade tem 2813 prédios completamente desabitados. Este número corresponde a 5% do total de edifícios existentes na cidade.
Praça João do Rio: degradação com maquilhagem
O arquiteto Luís Marques da Silva, membro do movimento Cidadania LX, lamentou o estado de abandono em que estão muitos edifícios, grande parte deles históricos, mas sublinhou que começa lentamente a apostar-se na sua recuperação. “Há agora alguma recuperação das estruturas e da cobertura dos edifícios. 
O problema é que continua a haver o método de deixar andar os edifícios antigos para se degradarem. Tiram-se telhas propositadamente para se estragarem os edifícios e impossibilitar a recuperação”, disse o arquiteto. Luís Marques da Silva considera que a autarquia deveria obrigar os proprietários a fazer obras ou então realizar obras coercivas.
 
Texto de fotos Beco das Barrelas / Direitos reservados


Sem comentários:

Enviar um comentário