segunda-feira, dezembro 17, 2012

A Praça perdeu alegria



Maxime
A única novidade na Praça da Alegria, em Lisboa, é o Hot Club de Portugal - fundado em 16 de Março de 1948 e refundado em 2011, após o incêndio no prédio e inundação na cave em 2009. Considerado pela revista Downbeat como um dos cem melhores clubes de jazz do mundo e justamente classificado como um dos mais antigos clubes de jazz da Europa, o Hot Club manteve-se na Praça da Alegria, agora nos números 47 a 49, e a bem dizer é a única alegria da Praça.
 

A Praça era um terreno agrícola, chamado Cotovia de Baixo, antes do Terramoto de 1755, depois ali funcionou a antecessora da Feira da Ladra, então chamada Feira da Alegria, e só no século XIX começou a ser urbanizado. Nunca foi uma beleza arquitetónica, diga-se. Mas houve um tempo em que era um centro da Lisboa noturna e boémia. Dois cabarets, o Maxim e o Fontória, a casa de fados de Márcia Condessa, nas imediações o Parque Mayer, para um lado, e o Ritz Clube, para outro. Quando tudo confluía para a Praça da Alegria, em geral era porque a noite acabava na esquadra da PSP.
 
Agora, a antiga esquadra está emparedada, o Fontória está fechado, o Maxim e o Ritz Clube funcionam em part time. Márcia Condessa já não cantava o fado quando morreu em 2006, com 91 anos. E a morte do Parque Mayer criou um universo de fantasmas nos arredores.

O Jardim  

A Federação Portuguesa de Futebol mudou-se em 2004 para a Avenida Alexandre Herculano. Na Praça mantém-se o quartel dos Bombeiros Voluntários da Ajuda. E agora existe a Residencial Alegria (duas estrelas), onde antes funcionava a Pensão Sevilha (curta permanência, água quentes e frias).


A fachada do prédio onde funcionou o Hot
evoca em grafitos o passado da Praça




No centro da Praça mantém-se o Jardim Alfredo Keil, cujos bancos são agora dos maiores albergues de sem-abrigo na noite de Lisboa.
E como diria José Carlos Ary dos Santos, nas palavras cantadas por José Afonso:

A cidade é um chão de palavras pisadas

(…) à procura da sombra de uma luz que não há.

Texto e fotos Beco das Barrelas
/ Direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário