quinta-feira, janeiro 29, 2015

Câmara de Lisboa lança a escada para o Castelo

Novo funicular, elevador, escadas rolantes, escadarias e escadotes provisórios de madeira, Lisboa tem 3 milhões para «atenuar as barreiras impostas pela topografia do terreno», como diz o vereador do urbanismo, ou seja, para vencer as colinas e levar os turistas mais depressa mais acima. O resultado vai ser desastroso para o comércio que ficar pelo caminho, embora o vereador entenda que as colinas de Lisboa são «fatores de exclusão social e de isolamento territorial».
O projeto, que retoma propostas em tempos apresentadas pela Câmara e chumbadas pela população, prevê três percursos:
- Um funicular que ligará a Rua dos Lagares à Calçada da Graça, interligado com o eléctrico 12, que sobe o Martim Moniz pela Calçada de Santo André até à Sé;
- Três lanços de escadas rolantes na Mouraria, entre o Martim Moniz e a Rua Marquês da Ponte de Lima, mais escada provisória de madeira, junto à cerca Fernandina;
- Um elevador com capacidade para 12 passageiros, ligando o Campo das Cebolas à Sé.

O presidente da Junta da mega-freguesia de Santa Maria Maior – que engloba as antigas freguesias do Sacramento, Mártires, Santa Justa, São Nicolau, Madalena, Sé, Socorro, Santiago, Castelo, Santo Estevão, São Miguel, São Cristóvão e São Lourenço – entende que estas infraestruturas serão «muito benéficas» para os fregueses mais idosos e para os turistas, «alguns ainda se perdem no caminho para o Castelo de São Jorge».
O executivo municipal terá de aprovar a realização de estudos relativos à instalação destes meios mecânicos de mobilidade. Após a realização destes estudos, a Direcção-Geral do Património Cultural terá de emitir um parecer favorável.
Fotos Beco das Barrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário