quarta-feira, janeiro 07, 2015

Arte urbana portuguesa no topo do mundo

O artista urbano Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, figura na lista dos 30 Mais com menos de 30 anos de idade da revista norte-americana Forbes. Vhils está na lista da Forbes a par de outros dois portugueses, o futebolista Cristiano Ronaldo e a investigadora em cuidados de saúde Maria Nunes Pereira, sendo o mais novo dos três na lista da Forbes.
Alexandre Farto, que assina como Vhils, surge na lista "Art and Style" [Arte e Estilo].
O sítio da Forbes na Internet assinala que Alexandre Farto "fez murais em mais de 50 cidades de todo o mundo", sendo que a maioria "mostra rostos, feitos com uma técnica que combina escavação e pintura".
A Forbes recorda a exposição a solo do artista português, "Dissecação/Dissection", que esteve patente em Lisboa, no Museu da Eletricidade, e "atraiu mais de 65 mil visitantes em três meses" de 2014. A revista menciona ainda o vídeo que Vhils fez para a banda irlandesa U2.
A Forbes assinala que o futebolista de 29 anos joga no Real Madrid, sendo o segundo atleta mais bem pago do mundo, com 80 milhões de dólares em 2013.

Maria Nunes Pereira, de 29 anos, que atualmente desenvolve a sua atividade em Paris, foi a primeira portuguesa a integrar a lista de inovadores com menos de 35 anos da revista norte-americana MIT Technology Review, do Massachusetts Institute of Technology.
Ver e ler mais sobre Vhils aqui 

Murais portugueses entre os melhores do mundo
Pinturas murais de Artur Bordalo, que assina Bordalo II, Sérgio Odeith e Alexandre Farto, Vhils, figuram na lista da melhor arte urbana de 2014, selecionada pelo movimento internacional "I Support Street Art", que sustenta a página da Internet www.isupportstreetart.com.
Bordalo II: Paisagem ribeirinha de Lisboa
Os melhores murais de 2014 são de artistas urbanos da Argentina, Estados Unidos, Canadá, Polónia, Reino Unido, Grécia, Suíça, Espanha,  Itália, Irão, África do Sul e Portugal.
Estas duas notícias dão toda a razão à escolha do blogue Beco das Barrelas que seleccionou a explosão da arte em Lisboa como o acontecimento de maior relevância na cidade no ano de 2014. 

Sem comentários:

Enviar um comentário