domingo, dezembro 14, 2014

Cosme Damião é o Museu Português 2014

O Museu do Sport Lisboa e Benfica – Cosme Damião, em Lisboa, foi distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.
Para além do Museu Cosme Damião eram finalistas para atribuição do prémio o Museu da Imprensa, na Madeira, e o Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, que receberam menções honrosas. A Associação Portuguesa de Museologia atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projectos profissionais e actividades desenvolvidas no sector.
O Museu do Benfica – Cosme Damião foi inaugurado em Julho de 2013 no complexo do Estádio da Luz, em Lisboa, e exibe a história do clube apresentada a par da história de Portugal e do Mundo.
O Museu está dividido em 29 áreas temáticas e reúne milhares de troféus conquistados pelas diferentes modalidades do clube, bem como uma colecção de 20 mil objectos e documentação ligada à história do Benfica, inseridos no contexto sociocultural de Portugal. 
As botas de Cosme Damião
expostas no Museu
O acervo não se limita ao clube, contendo muitos objectos de época e uma rampa que conta o que aconteceu no mundo desde 1904. Ali estão duas guerras mundiais, o Titanic, os Beatles, o 25 de Abril de 1974, o incêndio do Chiado, o Nobel de Saramago e outras efemérides. 

A montra de vidro que alberga a maioria dos troféus tem a altura dos três pisos do museu. 

Ecrãs tácteis permitem consultar história de cada galardão, conquistado em cada modalidade, e também vídeos da sua conquista. Eusébio está representado num holograma em tamanho real que fala, interage e se despede chutando para os visitantes uma bola de futebol.

Em cerca de ano e meio de portas abertas, o Museu Cosme Damião já recebeu cerca de 80 mil visitantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário