terça-feira, dezembro 09, 2014

Sugestão para uma prenda de Natal original: um livro

Cada livro é um original. Verdade. Um livro é sempre diferente do outro livro.
Portanto deixe-se de rotinas. Inove, dê uma prenda original: um livro. Já lho tinha dito? Pois insisto.
A propósito de livros, aqui vai uma anedota da tropa. O general fazia anos e o estado-maior estava reunido para decidir que prenda dar mas não havia maneira de alguém se sair com uma ideia de jeito. Até que um oficial sugeriu que dessem um livro ao general. Fez-se silêncio mas o chefe do estado-maior pôs fim ao impasse: Um livro? Isso não que ele já tem um.
Não seja como o general da anedota. Quanto a livros, há sempre lugar para mais um. Além de que os livros, depois de lidos, podem sempre passar de mão em mão e assim espalhar o prazer da leitura e a fonte de conhecimentos que é cada exemplar. E cada exemplar é isso mesmo: exemplar, para além de original.
Sendo assim, decida-se. Ainda não sabe o que dar ao pai, ao filho, à mãe, à irmã, ao tio, à sobrinha, à namorada, ao namorado, ao amigo, ao vizinho, ao patrão, à empregada? Dê um livro. Cada livro é um livro e a pessoa a presentear ainda não leu esse livro que você lhe vai dar. Ou se já leu agora há o talão de troca e a coisa funciona.
O livro, para além do conteúdo, tem forma, peso, cor, cheiro. O quê, não me diga que você nunca folheou e cheirou um livro?! Sabe o que é que você está mesmo a precisar? Que lhe dêem um livro pelo Natal.

Algumas novidades nas livrarias:
A tempo deste Natal, Gonçalo M. Tavares apresentou o seu mais recente romance, Uma menina está perdida no seu século à procura do pai. Uma história de busca, viagem e reflexão sobre o século XX.

Reeditado dez anos após a primeira edição está nas livrarias Filho de Deus, de Cormac McCarthy. É a história de um solitário homem rural, de grande, cruel e pervertida imaginação. Com a prosa bela e exata do autor.

Patrick Modiano está nas livrarias pelo Natal, pela primeira vez na qualidade de Prémio Nobel da Literatura. A História de Catherine conta a vida de uma criança que usa óculos, como o pai, e quer vir a ser bailarina, como a mãe. Nunca ninguém viu uma bailarina de óculos e Catherine também não: vai ver dois mundos diferentes.

Quem disser o contrário é porque tem razão, o mais recente título de Mário de Carvalho, é um livro sobre ser escritor, os dilemas, enigmas e perplexidades do ofício. Para Mário de Carvalho não há regra sem senão; não há bela sem razão. 
E Quem disser o contrário é porque tem razão.



Sem comentários:

Enviar um comentário