terça-feira, maio 12, 2015

O Museu dos Coches agora… são 3 pólos

O novo Museu dos Coches abre finalmente no dia 23 de Maio de 2015. A construção começou em 2009 e ficou praticamente concluída em 2012, porém a crise interrompeu o processo de transição entre o velho Picadeiro Real e o novo Museu.
Ocupando 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, o Museu foi pago quase integralmente (39 a 40 milhões de euros) por verbas do Casino Lisboa, através do Turismo de Portugal.

Um dos principais problemas que tem sido levantado em relação ao novo museu, tem a ver com a respetiva sustentabilidade. Até agora, o Museu dos Coches tinha uma despesa anual na ordem dos 950 mil euros, dos quais cerca de 500 mil eram cobertos com as receitas de bilheteira. O novo museu (integrando os dois edifícios) terá uma despesa estimada de 2,7 milhões de euros, sendo que o índice de cobertura (com bilheteira, mecenato e outras fontes de receita) é de 2,3 milhões.

O novo espaço exibe mais viaturas do que o antigo (de 55 carros expostos passa-se para 78). E a par destes dois pólos, o Museu dos Coches vai manter ainda outras viaturas em Vila Viçosa, onde se encontra grande parte da coleção referente ao século XIX. De Vila Viçosa para o novo Museu vieram 26 carros.

Veja também: Um erro de 35 milhões
Fotos Beco das Barrelas 

Sem comentários:

Enviar um comentário