quinta-feira, maio 07, 2015

Lisboa tem 24 por cento de idosos

Vinte e quatro por cento da população que habita em Lisboa tem mais de 65 anos. O mesmo é dizer que um em quatro residentes da capital é idoso. A percentagem vem referida num relatório da OCDE sobre população nas cidades mais desenvolvidas. Lisboa é a menos das mais desenvolvidas e excede largamente a percentagem das outras cidades, onde os maiores de 65 anos são, em média, 14%.
O relatório da OCDE observa que um desafio social que se depara a uma Lisboa envelhecida é o de promover a acessibilidade aos serviços, designadamente a acessibilidade dos transportes.
Em Lisboa e por parte da população idosa “o uso dos transportes públicos é baixo”, conclui a OCDE. Para além dos preços altíssimos, os idosos também têm dificuldade em perceber a rede de transportes públicos, o que os demove de a utilizar. Mas, ao mesmo tempo, andar a pé em Lisboa também não é fácil para os idosos. Há poucos passeios e poucas zonas pedonais, conclui a OCDE.


Para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico o principal problema para a população idosa da cidade de Lisboa é a pobreza. Em 2011, 7,3% da população idosa vivia na pobreza – e a situação de então para cá agravou-se brutal e impiedosamente. A falta de condições económicas e a falta de mobilidade conduz ao isolamento das populações mais envelhecidas, alerta a OCDE.

Texto e fotos Beco das Barrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário