domingo, fevereiro 08, 2015

Lisboa vista do espaço

A Agência Espacial Europeia divulgou imagens captadas pelo satélite Sentinel-1A, em Outubro, nas quais Lisboa aparece em destaque, de tal maneira que a Agência dedicou à capital portuguesa o seu programa Earth from Space (A Terra Vista do Espaço). 
Se para Yuri Gagarine a Terra era azul, Lisboa vista do espaço é azul e amarela.
O rio Tejo e o seu enorme estuário, a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, mais esbatida, sobressaem na imagem, divulgada nesta sexta-feira.
Nas imagens divulgadas são visíveis o estuário do Tejo, a Ponte 25 de Abril, a Península de Setúbal, a cidade de Lisboa e toda a ocupação humana envolvente.
"A vir do canto superior direito está o rio Tejo, o maior rio da Península Ibérica, que se estende ao longo de mais de mil quilómetros. Na imagem podemos ver o final da viagem do rio: o desaguar no Atlântico, em Lisboa. Com extensos lodaçais, salinas, canaviais, e salinas artificiais, [o estuário] é importante para cerca de 16 espécies de aves aquáticas, numerosas espécies de aves nidificantes e a lontra europeia", diz a apresentadora no site da Agência Espacial Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário